14/11/2010

Casais sofrem mudança radical

A vida de Maria Luís e Carlos Costa está em vias de sofrer uma "mudança radical". São um dos muitos casais que integram a lista de 336 funcionários da Groundforce, ao serviço no aeroporto de Faro, que foram alvo de despedimento colectivo.

Maria e Carlos trabalham há 18 anos na empresa de handling da TAP e estão a caminho do desemprego, cujos números no Algarve podem atingir este Inverno, segundo os sindicatos, um recorde de 33 mil desempregados. "Não vamos passar fome, mas vamos ter de cortar em muitas coisas para podermos pagar as contas ", lamentou ao CM o casal, que, no caso de ir para o desemprego, vai sofrer um corte de quase mil euros.
Maria tem 42 anos e Carlos 40. O pior de tudo é a falta de perspectivas de trabalho. "Com esta idade ninguém nos vai dar trabalho, e o que aparecer será com um ordenado muito inferior ao que nós temos. Não vamos conseguir aguentar", teme Maria Luís. Com dois filhos menores, os cortes "vão começar já este Natal, com a redução significativa de prendas".
As negociações com o Ministério do Trabalho arrancam quinta--feira e o Sindicato dos Técnicos de Handling dos Aeroportos tem "esperança de que ainda se consiga uma solução para o problema". 

FAMÍLIA SEM ABONO
"É UMA MEDIDA PÉSSIMA"

A perda de 45 euros mensais deixa Paulo Serra, 39 anos, e Elisabete Cortez, 37, revoltados. "É uma medida péssima. O dinheiro servia para pagar despesas, como fraldas ou leite", refere Paulo Serra. O casal, ele empresário e ela funcionária pública, reside em Coimbra
e tem três filhos de 5, 9 e 13 anos. "Temos de gerir bem", diz Elisabete, ao acrescentar que a verba dava para a terapia da fala do filho. 
"C.M."

Sem comentários: