26/11/2010

Câmara limpa lixeira urbana

Cerca de 30 toneladas de lixo acumuladas em década e meia, num acesso a uma residência particular na rua Pedro Nunes, em Faro, começaram ontem a ser retiradas por funcionários da empresa municipal FAGAR.

Há cerca de 15 anos que existia esta situação, o cheiro era pestilento e o aspecto asqueroso", contou ao CM um dos moradores na rua. Além do lixo acumulado, no local vagueavam vários gatos, que utilizavam a autêntica lixeira como casa de banho.

Alegando dificuldades em intervir numa propriedade privada, as autoridades, que foram sendo alertadas por várias queixas de moradores, foram adiando a solução até ontem.

"Foi uma intervenção de interesse público. O valor da propriedade privada cedeu perante a importância de zelar pela saúde pública e de se evitar a propagação de doenças", justificou Macário Correia, presidente da Câmara de Faro. O autarca explicou que a intervenção resultou "de uma sensibilidade mais aguda do interesse público, em que a saúde pública tinha de ser salvaguardada". Ontem, ao final da tarde, a autarquia já tinha retirado cerca de nove toneladas de lixo do local. "Temos cinco funcionários e uma viatura de recolha de lixo de grande dimensão envolvidos na operação, que deve durar ainda mais três dias", explicou Macário Correia. 

"C.M."

1 comentário:

Anónimo disse...

Não é por nada mas este ano vi mais carros de limpeza e ruas limpas que os ultimos 10 anos .