09/11/2010

Câmara de Faro

30 topónimos atribuídos

Foi aprovado, em reunião de Câmara realizada no passado dia 3, a atribuição de mais 30 topónimos, medida que se destina a organizar, ordenar e identificar de forma precisa o espaço social e urbanístico do Município de Faro. Estamos a regularizar as situações das artérias sem topónimo atribuído e a designar atempadamente os novos arruamentos que estão prestes a surgir, de molde a corrigir a desorganização que se fazia sentir e prejudicava milhares de cidadãos.

 A toponímia assume um papel fundamental enquanto elemento de identificação, orientação, comunicação e localização de imóveis. Reveste ainda grande importância, na medida em que os nomes atribuídos aos espaços públicos registam épocas, personalidades de relevo, costumes e acontecimentos que marcaram a história do concelho em determinado momento. Não é matéria de somenos importância.


 Mas, para operacionalizar o procedimento de atribuição e garantir que as decisões têm fundamentação técnica avalizada, constituiu-se a Comissão Municipal de Toponímica, em que figuram o Presidente da Câmara, o Presidente da Junta de Freguesia da respectiva área, o Director do Departamento de Urbanismo, o Director do Departamento de Cultura e Património, um representante da Assembleia Municipal, um especialista de história local, um especialista em Património Cultural, um técnico da Divisão de Sistemas de Informação Geográfica e um técnico da Divisão de Ambiente, Mobilidade e Trânsito. Esta Comissão reuniu a 26 de Outubro e sugeriu ao executivo a adopção dos topónimos que agora foram aprovados, a saber:


- Rua Corina Freire;
- Rua Guiné Bissau;
- Praceta Sebastião Carvalho;
- Travessa Vera Garb;
- Rua Fortes Rodrigues;
- Rua Abreu Marques;
- Rua José Rosário Silva;
- Praça da Alfarrobeira;
- Rua Dr. António Bernardo;
- Rua Madre Teresa de Calcutá;
- Rua António Carrusca Rodrigues;
- Rua J. J. da Costa Macedo;
- Rua Pe. José Gomes Encarnação;
- Rua Bernardino Bonixe;
- Rua António de Ascensão;
- Rua Manuel Guerreiro Beatriz;
- Rua João Bernardo de Sousa;
- Rua Fernando Álvaro Secco;
- Travessa Esquível;
- Travessa do Mau Foro;
- Rua da Torre;
- Rua das Palmeiras;
- Rua José Palermo de Faria Jr.
- Rua da Antiga Escola;
- Rua da Sambada;
- Rua da Arjona;
- Rua de Santa Bárbara de Nexe;
- Rua Laurinda Vargues;
- Praceta DAPHINA
- Rua João Baleizão



Faro a Andar - à descoberta do concelho

 Este projecto visa desenvolver estratégias de sensibilização e dinamização de um conjunto de percursos pedestres junto da população do município, privilegiando o contacto com a natureza e o meio rural, pelas seis freguesias do concelho de Faro (Montenegro, São Pedro, Sé, Conceição, Santa Bárbara de Nexe e Estoi).

Esta proposta incide sobre toda a população concelhia, desde os jovens até aos idosos, não sendo vedada a participação a indivíduos provindos de outros concelhos.
• Os grupos-família;
• A população não praticante;
• Praticantes que não realizem uma prática desportiva regular;
• Todos os visitantes/turistas do concelho de Faro, nacionais e estrangeiros.

Veja aqui o calendário para 2010/2011:

 

Prémios Turismo de Portugal - 2010

  


Objectivos 


Os "Prémios Turismo de Portugal" são uma iniciativa do Turismo de Portugal, I.P. que visa premiar e divulgar projectos e iniciativas de relevância turística que tenham contribuído, de forma significativa, para a qualificação da oferta e para o reforço da competitividade do sector.

Destinatários

Qualquer entidade, pública ou privada, que promova projectos de interesse turístico.

Apresentação de candidaturas


As candidaturas deverão ser submetidas entre os dias 2 e 30 de Novembro de 2010, através de formulário electrónico disponível em www.turismodeportugal.pt

Sem comentários: