11/10/2010

Risco de morte para palmeiras

O ataque do escaravelho-encarnado levou a Câmara de Faro (CMF) a cortar várias palmeiras na última semana. Entre elas, árvores na avenida 5 de Outubro, no centro da cidade, e duas centenárias, à saída de Faro na direcção de Olhão. Há mais de um ano que a praga está a afectar palmeiras, mas a autarquia não assume que esteja fora de controlo.

Estamos a combater a situação", garante a CMF, acrescentando, no entanto, que "o tratamento não é 100 % eficaz". Além disso, diz a autarquia, "os produtos químicos são extremamente onerosos, o que implica um esforço financeiro significativo". E há ainda o problema das palmeiras em terrenos privados. "Se essas não forem tratadas, é complicado, pois o escaravelho-encarnado tem uma autonomia de voo de 4 a 5 quilómetros e passa de palmeira para palmeira", explica ainda a CMF.

Quando uma árvore é atacada, cada fêmea do escaravelho coloca 300 a 400 ovos (três a quatro vezes por ano). As larvas vão-se alimentando no interior do tronco e a palmeira vai secando gradualmente até morrer.
A praga está por quase todo o Algarve. Em 2009, a Direcção Regional de Agricultura tinha identificado casos em Albufeira, Lagoa, Lagos, Loulé, Portimão, Silves, Tavira e Faro. Na capital da região, já tinham sido cortadas palmeiras centenárias no jardim Manuel Bívar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Porra, ate que enfim que leio qualquer coisa relativo a este assunto... tou farto de ver palmeiras (algumas bem velhas) a morrer lentamente!! Por favor, alguem faca alguma coisa! O estado ou a autarquia tem que intervir!!

Jim Long

Anónimo disse...

Há mais de 1 ano que as palmeiras em Faro não têm tratamento algum!!! Em plena Av. Calouste Gulbenkian todas as palmeiras deixaram de levar tratamento nessa altura e já começam a apresentar sinais de estarem infectadas! Tratamento caro?? 15euros/mês/palmeira é caro?? Compensa deixar morrer palmeiras centenárias?? O Sr Presidente que se informe junto das várias empresas especializadas na região!