22/10/2010

Famílias sem água na cidade

Banhos em bacias ou com água de garrafões. Condições de higiene poucas ou nenhumas. São estas as precárias condições dos habitantes de cerca de uma dezena de casas do bairro Horta da Areia, em plena capital algarvia, depois de lhes ter sido cortada a água.

Os contadores foram retirados pela FAGAR por falta de pagamento. Os anteriores executivos da Câmara de Faro assumiram durante anos as contas, até que fossem alojados em novas casas. Com a entrada do executivo de Macário Correia as borlas acabaram.
Os habitantes vivem em condições deploráveis. "Sem água isto é uma miséria porque não há condições para tomar banho, fazer comida ou limpezas", desabafou ao CM Maria de Fátima Boguinha, que tem 500 euros de água em dívida, mas não tem dinheiro para pagar. "Estamos a viver com a ajuda das pessoas do centro comunitário que me deixam ir dar banho às crianças", referiu a moradora. Na casa de André Santos, que vive com esposa e dois filhos, "os banhos são tomados numa bacia". 

Segundo David Santos, administrador da empresa municipal, "a água foi cortada porque os consumidores não faziam pagamentos". E explicou que "foram emitidos 23 avisos de corte e em 20 casas foram concretizados os cortes porque não foi feito pagamento". Nove famílias mostraram interesse em liquidar a dívida, voltando a ter água. Foram os casos de Rafael Congola e Floriano dos Santos que garantem ter "empenhado fios de ouro para pagar as contas da água".
David Santos acrescentou que "foram detectados pelo menos seis ligações clandestinas" e outras situações, em análise.
Família de Maria de Fátima Boguinha (na foto a encher um garrafão) diz não ter dinheiro para pagar as contas

"C.M."

11 comentários:

Anónimo disse...

Coitados, a mim ao segundo aviso cortaram-me a agua, ninguem teve pena de mim. Se trabalharem em vez de pedir esmola ja tinham dinheiro.

a Gaja disse...

olha eles que pagassem tal e qual como eu pago. Se eu não pagar também me vêm cortar e se quiser novamente tenho que pagar...eles que paguem.

Anónimo disse...

Isto é só para rir.
Então os moços teem fios de ouro em monte e querem água de borla.
E cuzinho lavado com água das malvas,não?

Anónimo disse...

Por amor de Deus, dêem água a essa, gente! Já basta a merda que fazem!
Depois admirem-se de comprarem meias a 10€ a dúzia. Este Macário não tem coração são seres humanos que merecem a água para fazerem comida se não lhe for dada qualquer dia começam a ir rouba-la e os culpadas somos nós.

Anónimo disse...

Isto é uma injustiça!!!
Afinal só foram vários anos sem pagar água.
O justo, seria um século.

Casa nova e água paga, ainda é pouco.
Que se crie um imposto que reverta a favor dos ciganos!

Anónimo disse...

Realmente só faltava mais esta, não são viriatos, trabalham na economia paralela, não pagam impostos, nem fazem descontos, ganham o Rendimento Minimo por cima e ainda querem borlas!

Já deviam era ter limpo aquela área da Horta da Areia!

Anónimo disse...

Comentador das 8.06.
Por amor de Deus ,porque não vais lá levar uns garrafões e de preferência do Luso.

Anónimo disse...

Vao trabalhar e paguem o que consomem!! Deviam era fazer como em França e correr com essa gente toda que em nada contribuem para o desenvolvimento de riqueza do país!!

VAO TRABALHAR MALANDROS!!!

Anónimo disse...

Coitadas das pessoas!!!!
Quase que tenho penas delas!!!
Vão mas é trabalhar!!!!

Anónimo disse...

Infelizmente ainda há mta coisa p trabalhar c estas populações e ao contrario do que se possa pensar não basta dar o rsi a estas pessoas, isso é o mais fácil... A educação é tudo mas isso leva mtos e mtos anos e não dá votos aos senhores politicos. Esta é mais uma medida facilitista e popularucha.

Esperança

Anónimo disse...

ela já fez algum currículo vitae? alguém na família tem algum currículo? estudaram?tem algum curso profissional? quantos contractos de trabalho a família já teve?