10/08/2010

Macário admite haver injustiças

A Câmara Municipal de Faro colocou dois técnicos na ilha da Culatra, para auxiliar moradores a responder em sua defesa às notificações da Sociedade Polis Ria Formosa que não lhes reconheceram as casas como primeiras habitações. "Há alguns casos de injustiça", admite o presidente da Câmara, Macário Correia.

O autarca recusa qualquer conflito de interesses, sublinhando que "este ano, a Câmara de Faro não tem assento à mesa das decisões da Sociedade Polis" e reforça: "O nosso lugar é ao lado da população".
Na ilha da Culatra, 184 moradores já conseguiram para as suas casas o estatuto de primeira habitação. Há outros 128 que o solicitaram e não foram reconhecidos e 33 que nem sequer tentaram provar que as suas casas não são segunda habitação. "O sentido provável da decisão final será a não consideração da construção como primeira habitação". É esta a resposta da Sociedade Polis aos moradores que enviaram documentos a provar residência fixa. No âmbito do plano de ordenamento da orla costeira local, as segundas habitações nas ilhas-barreira são para demolir.

A presidente da Associação de Moradores da ilha da Culatra, Silvia Padinha, diz haver decisões opostas para casos semelhantes e pediu uma reunião à Sociedade Polis. "Não somos intrusos; fazemos parte do meio", desabafa. 

"correio da manhã"

1 comentário:

Anónimo disse...

A Soc. Polis, com a cobertura do POOC, só tem um objectivo:demolir o maior nº possível de habitações.É esse o objectivo que justifica o "modus operandis" e os argumentos absurdos invocados para,em muitos casos, não considerar 1ª habitação.Livre arbítrio,completa impunidade, porque assim parece, com cobertura ao mais alto nível.A snra.eng.Valentina está tranquila no seu gabinete: qualquer questão poderá ser sempre revista como "lapsos" que acontecem em casos tão "delicados" como este:para bom entendedor....É o snr presidente da CMF e o PSD que se submetem ao voto do povo.Com flagrantes injustiças é politicamente sensato que no mínimo se faça uma demarcação. Até o PS "pai do monstro POOC" pelo seu vereador da CMF com "lágrimas de corcodilo" vem dizer que "não era bem assim que queriam...que não pensaram...". Ficamos para ver as cenas desta peça que tem sido comédia e, por falta de "BOM SENSO", não passe a tragédia.A "bola" está nas mãos dos políticos; não tratem este povo como os chamados "ditadores" "facistas" o fizeram porque esses, nalguns aspectos, não foram tão longe.Para o bem de todos,um Polis diferente do actual:É POSSÍVEL.