21/08/2010

FOLKFARO 2010

Martinica, Malta, Turquia, França, Letónia, Cuba e Portugal partilham cores e dança, de 21 a 29 de Agosto, no Folkfaro 2010, na capital algarvia.


Muitas cores e diferentes ritmos marcam o Folkfaro - Folclore Internacional Cidade de Faro, um festival organizado pelo Grupo Folclórico de Faro, que este ano tem como tema “O Pulsar das Culturas do Mundo” e conta com mais de 300 participantes de sete países e três continentes.

“Este projecto, que conta com o apoio da Câmara Municipal e de outras entidades, envolve, durante 9 dias, grupos de diversos países em múltiplas actividades, promovendo a paz, a amizade e a tolerância entre povos de culturas distintas”, sublinha a organização.

O certame tem início com uma gala de abertura no Teatro das Figuras, em Faro, às 22h00, e depois desdobra-se em espectáculos e inúmeras actividades na capital algarvia e um pouco por toda a região.
Os grupos internacionais que este ano participam no Folkfaro são o Ballet Racine Creole (Martinica), Astra Folk Group (Malta), Pefhem Folk Dance Group (Turquia), La Capouliero (França), Totala (Letónia) e Maraguan (Cuba).

Dos grupos nacionais participam o Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca (Alto Minho), Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim (Ribatejo), Grupo Regional De Moreira Da Maia (Douro Litoral), Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros (Beira Alta), Grupo Folclórico Infantil de Faro (Algarve), Rancho Folclórico da ARPI (Algarve) e o organizador Grupo Folclórico de Faro (Algarve), com actuação a 28 de Agosto, num serão com o tema “Tradições Portuguesas”.


Diariamente há espectáculo no Palco da Doca, na Baixa de Faro, com participações especiais do Grupo Vá-De-Viró; Grupo Musical “Si, Mi Compai” – Venezuela; Grupo Mirsalah – Danças Orientais; Grupo de Ginástica do Louletano Desportos Clube, Rancho Folclórico da ARPI; Clube De Danças De Salão Da Escola Sec. João De Deus; e a dupla Sandra Cristo e Filipe Neves.

O festival inclui ainda ateliers de dança na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, desfiles e animações de rua, espectáculos nas freguesias do concelho de Faro e em alguns concelhos vizinhos, programas especiais para crianças, idosos e reclusos e uma Celebração Ecuménica.

Refira-se que este é o único festival, a sul do Tejo, certificado pelo CIOFF – organização internacional com relações formais de consulta com a UNESCO, que congrega mais de 200 festivais em todo o mundo.


"Observatório do Algarve"

1 comentário:

Anónimo disse...

É pena que se divulgue apenas o bom. O mau, que foi o ruído foi uma constante desde dia 21 de Agosto nas imediações do espaço onde os participantes estão alojados (Escola Secundária Pinheiro e Rosa)isso não se divulga. Eu pela minha parte estou insatisfeitissíma, quer com a organização, quer com os participantes, quer com a Câmara que foi quem deu autorização para os ensaios desde as 22h00 às 03h00. Ora este horário numa zona meramente residencial não me parece de todo adequado.
Patrícia Bento