21/08/2010

Festa do Avante! Concurso de Bandas para o Palco Novos Valores

É no âmbito da preparação de mais uma edição da Festa do Avante, que a Juventude Comunista Portuguesa, lançou,como já é habito todos os anos, o concurso de Bandas para o Palco Novos Valores da nossa Festa!, com os objectivos de afirmar a Festa do Avante!, de afirmar os novos valores da música no cenário regional e nacional, de afirmar e apelar à Luta da Juventude pelo acesso à cultura em Portugal.

Numa iniciativa de carácter nacional, assente num amplo trabalho colectivo de toda a organização, e de grande envolvimento de jovens por todo o país, este ano foram realizadas 22 eliminatórias de Norte a Sul de Portugal, com a participação de 80 jovens bandas portuguesas, tendo participado nestas iniciativas muitos milhares de jovens, que em cada região do pais assistiram às respectivas eliminatórias. Sendo nestas mesmas iniciativas, que muitos deles tiveram pela primeira vez contacto com o trabalho produzido pelas novas bandas do cenário musical português, contacto com a JCP e com ideal comunista, contacto com os valores da Paz contra o militarismo e agressão aos direitos dos povos do mundo, contacto com a Festa do Avante! e com o partido com a constrói- o Partido Comunista Português.

Concluídas, então as fases de eliminatórias concelhias e regionais, As Finalíssimas Norte e Sul, que decorreram no dia 14 de Agosto no Cais de Gaia e na Praça Central em Santo André, respectivamente. Estiveram presentes nestas iniciativas as Bandas apuradas de cada região, contabilizando a participação total de 16 Bandas. As bandas que actuaram na Finalíssima Norte, no Cais de Gaia foram: os Rapaz Estranho (Coimbra), os Pyroplastos (Bragança), os SpinCity (Viana do Castelo), os Quinto Império (Viseu), os Kartel#31 (Braga), os Phirdsphere (Castelo Branco), os Caducados (Guarda) e os Apotheus (Porto).
No mesmo dia, em Santo André no Parque Central, tivemos a participação das bandas: Ossos do Oficio (Setúbal), os Canchróide, Máscara (Beja), Libido (Beja), Xtigma (Santarém), Betão Armado (FARO), os Never End (Lisboa) e os Prozac (Portalegre).

O objectivo de ambas as Finalíssimas será apurar 8 para actuarem durante os dias 3, 4 e 5 de Setembro na Quinta da Atalaia.

Para além das 8 bandas apuradas nas duas Finalíssimas, o Palco Novos Valores da Festa do Avante, contará ainda com a participação das seguintes bandas convidadas: os C-4 (Setúbal), os Let The Jam Roll (Braga), os Fábrica de Brinquedos (Santo André) e os Happy Mothers (Porto).

Assim, para além da riqueza e da diversidade cultural existente na Festa, é da responsabilidade da JCP a criação de mais um conjunto de boas razões para que os trabalhadores, o povo e juventude visitem a festa que a juventude tomou como sua – a Festa do Avante!

Vencedores finalissima norte

Bragança-Pyroplastos
Braga- Kartel31
Castelo Branco- Thirsdphere
Guarda- Caducados

Vencedores finalíssima sul

FARO - Betão Armado
Evora-Libido
Beja-Máscara
Portalegre- The Prozac

Sem comentários: