27/08/2010

Faro melhor ordenado

A Câmara deliberou, em reunião realizada a 25 de Agosto, apreciar o Plano de Urbanização do Vale da Amoreira, o Estudo de Conjunto do Largo das Mouras Velhas e aprovar os regulamentos dos trens turísticos e das zonas pedonais da baixa de Faro.

Nos dois primeiros casos, está em causa a necessidade imperiosa, desde há muito sentida, da autarquia assumir plenamente as funções de planeamento, gestão e controlo das actividades com reflexos na ocupação, uso e transformação do solo. Não o fizemos como deveríamos no passado e o resultado está à vista de todos.

Nesse sentido, de modo estruturado e coerente, estão a ser preparados mais de uma dezena de planos com vista a proceder à concepção e execução coordenada dos instrumentos de gestão urbanística, pondo cobro ao arbítrio pernicioso e decisões avulsas que foram factores potenciadores do crescimento desordenado e desconexo que desclassificou a paisagem urbana da cidade.

 Os planos são vitais para a dinâmica económico-social, valorização do espaço urbano e desenvolvimento harmonioso, pelo que com os quadros de referência ora aprovados para o Vale da Amoreira e o Largo das Mouras Velhas fica clara a visão de planeamento formulada pela autarquia que promove a qualidade do espaço público.

Por outro lado, a aprovação dos regulamentos referidos, tem como desígnio preservar as zonas pedonais do centro da cidade, disciplinar os casos em que é admitida a circulação de veículos e as operações relativas a cargas e descargas, e enquadrar a exploração de circuitos turísticos por trens que poderão constituir uma alternativa de lazer que valorize o núcleo histórico da cidade.
Ainda há muito trabalho por fazer nestes domínios. Estamos a recuperar o atraso e a preparar o futuro.

"C.M.Faro"


Redução de funcionários em Faro
 

2 comentários:

Anónimo disse...

É interessante ler e ouvir estas noticias sobre ordenamento e corte de despesas.

Contudo, a coligação "Faro com Macário" em comunicado que foi tornado público através do CDS-PP*, lança um despropositado ataque pessoal a José Vitorino referindo que "só não aconselha o Dr. José Vitorino a tratar-se por não termos a certeza da enfermidade que o afecta e de qual o local apropriado para o receber".

Este comunicado é inqualificável e carregado de ofensas pessoais que em nada dignifica o panorama político local ficando de igual modo patenteado a forma como a coligação olha para as restantes forças autárquicas de Faro com o Estatuto do Direito de Oposição.

O que o CDS deveria ter referido e não o fez era justificar os gastos escandalosos dos administradores das Empresas Municipais.

Com este comunicado ficou clara a incapacidade do Presidente da Câmara e sua maioria de responderem à boa razão das denúncias que têm sido feitas ao que de mau vai na Câmara e no concelho, escondendo a sete chaves os encargos com os membros das administrações das Empresas Municipais, na maior parte compadres politico -partidários.

*http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=44007

Anónimo disse...

É verdade,existe muitas pessoas que simplesmente dizem "eu não trabalho" ganham por volta de 1000 euros que todos nós temos que pagar.Isto é um roubo!
O Macario perdeu com estes,visto que alguns destes que dizem claramente que não querem trabalhar vão ser homenageados.