08/08/2010

Dúvidas sobre horário de híper

O Governo decidiu remeter para as câmaras a decisão da abertura das grandes superfícies aos domingos e feriados. O CM procurou saber o que irão fazer os autarcas algarvios, e as opiniões divergem.

 Macário Correia, de Faro, não se opõe ao alargamento dos horários, por outro lado, Manuel da Luz, presidente da autarquia de Portimão, revela que nada está decidido, mas, por princípio, é desfavorável à abertura ao domingo.

"Não farei objecções", garantiu ao CM Macário Correia, confrontado com a hipótese de alargamento do horário de funcionamento. O autarca entende que isso beneficia a liberdade de opção dos consumidores.

"É MAIS UMA MACHADADA"

"A aprovação do decreto-lei que permite a abertura das grandes superfícies aos domingos e feriados é mais uma machadada no comércio tradicional que irá ter um impacto negativo fortíssimo", considera a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL).

João Rosado, presidente da ACRAL, refere que esta decisão do Governo representa "uma cedência ao lóbi da grande distribuição", frisando que se tratou de "um processo recambolesco, em que os parceiros sociais não foram ouvidos".

Segundo a ACRAL, o Algarve é a região do País com a maior taxa de metros quadrados de grandes superfícies por mil habitantes, e uma das maiores da Europa. Por isso, "as autarquias têm de ter consciência do impacto negativo que esta medida irá ter".

"correio da manhã"

Sem comentários: