06/07/2010

Polícia Ameaça Penhorar Câmara

Penhorar bens da Câmara de Faro é intenção de uma centena de agentes da PSP de Faro, para garantir o pagamento de uma dívida da edilidade de cerca de 20 mil euros, referente a serviços remunerados prestados pelos polícias à autarquia. A dívida arrasta-se há um ano e os agentes ponderam recusar efectuar segurança no Festival do Marisco, de 30 de Julho a 8 de Agosto.

"O caso está entregue aos nossos serviços jurídicos, existe a dúvida se devemos processar a autarquia ou o comando distrital, que distribui esses serviços", disse ao CM um dirigente sindical da PSP, que pediu o anonimato "por o caso estar em estudo". 

Por liquidar estão cerca de 2273 euros referentes ao Festival do Marisco de 2009, 563 da Mostra Educativa realizada em Maio último, 16217 euros da última Semana Académica e 992 euros do ‘Roller Challenge’, que decorreu em Abril.

"Não percebemos por que razão, se a Câmara não tem dinheiro, assume a responsabilidade de se substituir às entidades que organizam os eventos e que nos pagariam, sem problemas, logo após o final dos mesmos", reclama a mesma fonte, que lembra o "sacrifício" que os polícias fazem, nas suas folgas, "para ganharem 30 euros por quatro horas de serviço extra". 

Macário Correia, presidente da Câmara, confirma a existência de "vários serviços não pagos, alguns do mandato anterior", e lembra que "se trata de uma pequena verba entre os cerca de 100 milhões de euros do passivo da autarquia". O autarca afirma que "essas verbas serão pagas de acordo com a possível geração de receitas, para as quais a PSP também pode contribuir", referiu. O comando distrital da PSP não se mostrou disponível para comentar o caso.




Sem comentários: