05/06/2010

INEM vai Reduzir Meios de Socorro

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Faro foi desactivada quarta-feira, horas depois de a tripulação, composta por médicos e enfermeiros, ficar a saber da decisão através de uma circular interna emitida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Outras VMER podem vir também a ser desactivadas.

Esta desactivação não é o único corte que o INEM quer fazer. Segundo apurou o CM, o Instituto quer acabar, a partir de 1 de Julho, com o serviço de apoio psicológico prestado a familiares e vítimas de acidentes, e reduzir o número de ambulâncias de Suporte Imediato de Vida e Suporte Básico de Vida. Os 15 médicos do Uruguai, cuja contratação pelo INEM tanta polémica causou, em 2008, vão regressar ao país de origem, pois estão a terminar os contratos de três anos.

Esta redução de meios deixa preocupado o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), por colocar em causa o socorro às populações. Guadalupe Simões, da direcção do SEP, critica: 'A tutela está a fazer cortes cegos na Saúde e reduz o acesso aos cuidados de saúde e cuidados emergentes. Para mais quando esses meios de socorro pretendiam ser a alternativa ao fecho dos serviços de atendimento permanente'. A responsável do SEP suspeita de que a tutela pretenda transferir o socorro dos dois helicópteros de Lisboa e Porto para a Protecção Civil, o que 'iria penalizar as populações'. Contactada pelo CM, fonte do Gabinete de Comunicação do INEM garantiu que 'não foi dada ordem para encerrar meios e a VMER do Algarve não tem base hospitalar, só é usada em casos excepcionais'. 

"Correio da manhã"

2 comentários:

Anónimo disse...

Só gostava de saber se o Papa cá viesse hoje se também reduziriam o grande aparato que o INEM fez nessa recente visita e que poderia ter sido muito mais comedido. Suspender a VMER em Faro, nem no Inverno seria admissivel, quanto mais no Verão. Se têm que emagrecer, emagreçam onde estão gordos. Façam as coisas com rigor e com objectivos claros. Nunca cortar onde se podem salvar vidas. Tenham juizo.

Anónimo disse...

Só no nosso Pais...Sinceramente...
O pessoal desactivado daqui deve ir pra motorista do gabinete do primeiro ministro, pois contrataram 12 motoristas....é mais importante que o resto...
Nem dá vontade de falar mais...

ASS:
PORTUGUES
TAE
BOMBEIRO