24/06/2010

Gang Agride Nadador Salvador

Um nadador salvador em serviço na praia de Faro foi violentamente agredido a soco e pontapé, anteontem, por um grupo de oito indivíduos. João Martins, estudante universitário, 19 anos, sofreu vários hematomas na face e graves danos psicológicos. Ontem, para realizar o seu turno, o jovem exigiu a presença permanente de um elemento da Marinha Portuguesa.

"Foi tudo muito rápido e inesperado. Ao fim da tarde, cerca das 18h00, fui rodeado pelos oito indivíduos, que não me deram tempo para nada. Começaram as agressões com uma chapada na cara. Seguiram-se socos e pontapés e fugiram sem nada dizerem", disse o jovem nadador.
 
A vítima só tem uma explicação. "Na véspera repreendi dois jovens, conhecidos por pertencerem a um gang de Faro, que jogavam à bola, incomodando os veraneantes. Como não me obedeciam tive que lhes falar duro. Julgo que os agressores pertencem ao mesmo gang", refere João Martins, que confessa o seu espanto pela agressão. "Estou a estudar Engenharia Informática na Universidade do Algarve. Este é o segundo ano que faço este trabalho, que ajuda as finanças nas férias. Nunca pensei que a minha integridade física poderia estar em risco", queixa-se João Martins. 

Vítor Bonixe, presidente da Associação Humanitária dos Nadadores Salvadores de Faro, está indignado com a agressão de que foi vítima este jovem. "O vandalismo das instalações existentes na praia é frequente à noite. Nunca pensámos que, agora, também passaria por actos gratuitos de agressão a quem está a prestar um serviço tão útil à comunidade", afirma o dirigente associativo, que se queixa da falta de policiamento na praia de Faro. 

"Apenas quatro militares para uma área tão extensa é escasso. Já tive oportunidade de mostrar a nossa preocupação e pedir reforço de policiamento ao comandante do porto de Faro", garante Vítor Bonixe.
A Autoridade Marítima levantou um inquérito e está a a encetar investigações para descobrir os autores da agressão. 

MARINHA GARANTE PATRULHAMENTO EFICAZ NAS PRAIAS

Marques Ferreira, capitão do porto de Faro, considera "intolerável" a agressão a um nadador salvador, mas refuta acusações de falta de policiamento na praia de Faro. 

"Temos quatro militares em patrulhamento contínuo, reforçados por elementos da Polícia Marítima que se deslocam, rapidamente, em moto-quatro", diz o oficial da Marinha, que garante "só terem mediado sete minutos entre o alerta de incidente e a chegada de reforços ao local; só foi pena o jovem não ter accionado o socorro assim que se sentiu em perigo", afirmou.

PORMENORES

800 EUROS
Nadadores salvadores em serviço na praia de Faro auferem 800 euros mensais. São, na sua maioria, estudantes em férias, habilitados com um curso certificado pela Marinha
.
SOCORRO
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) dispõe, este Verão, de veículos 4x4, mais leves e operacionais para o socorro a vítimas. A Polícia Marítima, por sua vez, está equipada com motos todo-o-terreno e motos de água.
 "correio da manhã"

5 comentários:

Anónimo disse...

Uma vergonha!!

Anónimo disse...

Gasolina, fogo e deixa-los arder......

Anónimo disse...

é uma vergonha , porque é asegurança do nadador salvador que esta em jogo. e cada vez que se ligue a policia maritima as vez leve tempo por aparecer, quando se pedia ajuda ao Sr Boniche ele aparecia com o barco dos bombeiros voluntario de faro, levando quase os banhista com a helice do motor do barco. o Sr boniche tambem fala fala fala mas ele é o pior.....
ele como formador do ISN deu o curso ao ZE que pesa serca de 120 Kg que é nadador salvador e nem conseguiu fazer os tempos é uma vergonha !!!!, a associação dos nadadores salvadores de Faro teve que fazer um calção por medida porque não havia o tamanho dele !!!!!
e prestou serviço na Praia de Faro como nadador Salvador ele e a namorada dele que são grandes amigos do SR Boniche !!!!!

O CURSO CUSTO A TODOS !!!!!
mas quando se tem cunhas....

espero que comentam este comentario
obrigado e um abraço

Anónimo disse...

apoiado, o boniche que vá trabalhar !!!!! em vez de andar ao alto!!! pensa k é dono de tudo!!!! vais cair!!!!

Anónimo disse...

A pessoa de quem estão a falar mal, caso não sabem, é INSTRUTOR e não examinador. Se o tal Ze e a namorada conseguiram fazer o curso de nadadores salvadores foi porque o EXAMINADOR que pertence ao ISN os passou! Por favor informem-se antes de se armarem em espertos porque e impossivel um INSTRUTOR passar um aluno seu...