03/04/2010

Funcionárias na Rua

Firma perde contrato com Câmara e recusa pagar indemnizações

Duas dezenas de funcionárias de um empresa que efectuava serviços de limpeza e portaria em várias instalações da Câmara Municipal de Faro ficam, a partir deste mês, sem emprego.

"O gerente da Ambiente & Jardim disse-nos que, no final de Março, cessou o contrato com a edilidade e que o nosso patrão, a partir de agora, é o presidente da Câmara", explicou ao CM, Maria Mendes, uma das funcionárias, que na quinta-feira, ainda se apresentou ao serviço, tal como as outras colegas, mas todas foram impedidas de trabalhar.

A Câmara, no entanto não tem qualquer responsabilidade sobre as funcionárias. "O presidente Macário Correia disse-nos para nos queixarmos no Tribunal de Trabalho", continua Maria Mendes, que lamenta a forma como a gerência da Ambiente & Jardim tem tratado o assunto. "Está há cinco anos a pagar-nos 298 euros mensais, metade do acordado, recorrendo a várias firmas subsidiárias que, de seis em seis meses, se extinguem, e agora manda-nos para a rua sem pagar indemnizações, subsídios de férias e de Natal", acusa a funcionária, que já está há cinco meses à espera que o Tribunal de Trabalho de Faro aprecie a queixa formulada contra a firma.

O CM contactou a gerência da Ambiente & Jardim que não quis fazer comentarios às acusações.
Macário Correia confirmou a cessação do contrato com a firma. "Estes serviços passam a ser efectuados pelos nossos funcionários, esta decisão permite-nos poupar 16 mil euros mensais, de forma a ajudar a equilibrar as contas da edilidade, que têm um défice mensal de cerca de 250 mil euros e um passivo de 80 milhões", explica. 

PORMENORES

TRABALHO
Câmara, biblioteca, museu, escolas e teatro Lethes eram o local de trabalho. 

VENDA
Para reduzir o passivo a autarquia vai vender alguns imóveis.

REVOLUÇÃO
Autarquia tem tomado medidas para combater os problemas de tesouraria. 

CAMPISMO
Parque de campismo passou a ser explorado pelos utentes, 

BOMBEIROS
A fusão dos Municipais e Voluntários foi outra das medidas polémicas. 

ÁGUA E LUZ
Anulada a isenção do pagamento de taxas a várias entidades.

"correio da manhã"

Sem comentários: