17/03/2010

Sequestrado para trabalho escravo

Vítima ficou uma semana fechada em apartamento no centro de Faro

 A viver de pequenos biscates, ‘Toinha’, como é conhecido o homem de 45 anos, aceitou com naturalidade o trabalho de desfiar cobre que lhe foi proposto por um funcionário de uma sucata, em Faro. Este levou-o para um apartamento na avenida 5 de Outubro, no centro da cidade, onde terá ficado sequestrado durante quase uma semana, desde terça-feira da semana passada. E, nesse período, pelo trabalho, só terá recebido como pagamento um brutal espancamento.

A agressão alegadamente aconteceu na noite de sexta-feira, conforme ‘Toinha’ contou no café Ti Angela, no sítio do Chalé das Canas, na capital algarvia. Foi aí que estranharam a longa ausência do homem, que era cliente diário. No domingo, perguntaram ao alegado sequestrador por ele e Mário, como é conhecido o suspeito, no dia seguinte, levou ‘Toinha’ ao café. "Tinha a cara feita num bolo", recordam no Ti Angela.

Foi pontapeado na cabeça com botas de biqueira de aço, revelou a vítima. E dormia de mãos e pés atados, para evitar que fugisse, referiu ainda. Mário tentou que ‘Toinha’ voltasse com ele para o apartamento, mas quem estava no café não o deixou. Em vez disso, ligaram para a PSP e ainda na noite de segunda--feira, as autoridades tomaram conta da situação. A investigação, entretanto, foi entregue à Polícia Judiciária.

O CM contactou PSP e PJ para obter mais esclarecimentos sobre o caso, mas não foram dadas quaisquer informações. 

VÍTIMA DORME NUM BARRACÃO
Uma pequena divisão numa casa, que pouco mais é que um barracão, é a ‘morada’ de ‘Toinha’. A habitação situa-se no sítio do Chalé das Canas, a poucas dezenas de metros do café Ti Angela.
Natural de Faro mas sem grande contacto com a família (conhecem-lhe pelo menos uma irmã), o homem vive de pequenos biscates que vai conseguindo arranjar. Para convencer Mário a levar a vítima de volta ao café, disseram-lhe precisamente que um dos clientes precisava de ‘Toinha’ para realizar um trabalho.
Já Mário, que não será do Algarve, vive em Faro com a mulher e uma filha. Para além disso, pouco mais sabem sobre o homem, no Ti Angela, apenas referindo que trabalha numa sucata na capital algarvia. As autoridades não quiseram avançar se está detido. n J.M.G.

PORMENORES

"ATÉ JÁ ABRE OS OLHOS"

 Quando levou ‘Toinha’ ao café, na segunda-feira, Mário alegadamente disse que ele estava muito melhor. "Até já abre os olhos", terá afirmado, garantindo que a vítima apenas tinha batido com a cara.

TRATAMENTO HOSPITALAR

 Depois de as autoridades terem tomado conta do caso, ‘Toinha’ foi transportado para o Hospital de Faro para receber tratamento. Ontem continuava internado.

CLIENTE HABITUAL

 Além de ‘Toinha’, também Mário era cliente habitual do Ti Angela. Costumava ir almoçar, às vezes com a família, garantem. Ontem já não apareceu.

INVESTIGAÇÕES

O alerta só foi dado no telefonema feito por volta das 21h30, de segunda-feira, para a PSP, a partir do café Ti Angela. Durante o dia de ontem, homens da PJ andaram no terreno a fazer diligências.
"correio da manhã"

1 comentário:

Piri-Piri disse...

e agora? que lhe vai acontecer? um levou e outro ficou com o trabalho feito.