20/01/2010

Universidade do Algarve no Aeroporto de Faro

Desenvolve Reconhecimento Facial 


Teve ontem lugar a assinatura de mais uma adenda ao Protocolo de Colaboração Científica e Técnica entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Universidade do Algarve (UAlg) para a avaliação e monitorização do RAPID - Sistema de Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente, no âmbito do projecto Fronteira Electrónica.
Na sequência do trabalho desenvolvido desde 2007, o SEF solicita de novo a colaboração das professoras e investigadoras Isabel Leiria e Margarida Moura para uma terceira fase de avaliação e monitorização do sistema RAPID.
Esta colaboração entre o SEF e a UAlg contará com o apoio da Frontex – Agência Europeia de Fronteiras e do Joint Research Center (JRC), envolvendo ainda a colaboração da VisionBox, a empresa nacional fornecedora da solução tecnológica portuguesa RAPID.
O estudo a executar será realizado pela Prof.ª Isabel Leiria e pela Prof.ª Margarida Moura, contando ainda com a participação de alunos de Engenharia Informática e de Engenharia Electrónica e Telecomunicações, [entre outras colaborações de várias empresas do sector].
O RAPID é o primeiro sistema de controlo de fronteiras electrónico com reconhecimento facial e sem necessidade de qualquer outro registo – só é necessário o passaporte electrónico –, tendo sido concebido pelo SEF e desenvolvido pela empresa portuguesa VisionBox.
O RAPID foi instalado em fase experimental no Aeroporto de Faro em Abril de 2007 e entrou em pleno funcionamento em Junho do mesmo ano.
Vocacionado para proceder ao reconhecimento de passageiros de fora do Espaço Schengen, o RAPID está já em funcionamento nos aeroportos internacionais do País e em vários aeroportos europeus.

Sem comentários: