28/01/2010

Projecto da Sé Chumbado


A Câmara Municipal de Faro suspendeu, no passado mês de Dezembro, pelo prazo de 30 dias, a obra em curso que visava dotar o Largo da Sé de projectores de iluminação. Foi solicitado um parecer junto de diversas entidades para que a decisão a tomar, findo o período de auscultação, fosse a que interpretasse o sentido das populações e estivesse ancorada em apreciações técnicas avalizadas por instituições prestigiadas e tecnicamente competentes. A origem desta suspensão dos trabalhos resultou do entendimento que estas decisões não deveriam ser tomadas de ânimo leve, de modo arbitrário e sem que se procedesse a a uma ampla discussão, face à importância de zelar pelo espólio patrimonial do Largo da Sé e valorizar as referências históricas que são um marco identitário da cidade.
Nesse sentido, a Câmara agradece os contributos das instituições às quais foi pedido parecer técnico sobre a matéria, dando conta que, na sua esmagadora maioria, exprimiram discordância quanto ao projecto, designadamente no excesso de iluminação e inadequabilidade da altura das colunas. Consideram ainda, por outro lado, que o espírito e equilíbrio do espaço corre sérios riscos com a implementação deste projecto.
Face ao exposto, fica comprovada a pertinência da decisão de suspensão dos trabalhos por parte da autarquia em defesa da preservação dos valores identitários, históricos e patrimoniais do Largo da Sé, que se viam ameaçados por esta intervenção.
A Câmara torna público que decidiu diligenciar no sentido da preparação de um projecto alternativo consentâneo com as preocupações vertidas pelas entidades que emitiram parecer, assinalando o seu compromisso de cuidar da dignidade do local e intervir da forma mais expedita possível.

Gabinete de Relações Públicas C.M.Faro

Sem comentários: