22/12/2009

Unidade de Cuidados na Comunidade em Faro

A UCC de Faro, uma das primeiras no país, é constituída como uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde Algarve I - Central, com a missão de prestar cuidados de saúde, apoio psicológico e social, de âmbito personalizado, domiciliário e comunitário.

 

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, presidiu sexta-feira19\12\2009 à cerimónia de lançamento da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Faro, uma das primeiras no país a iniciar a actividade, no âmbito da reforma dos cuidados de saúde primários.

A sessão decorreu na Escola E.B. 2, 3 Poeta Emiliano da Costa, em Estói – Agrupamento Vertical de Escolas de Estói, seguindo-se a visita a uma exposição de trabalhos da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) e da Equipa de Saúde Escolar.

O lançamento das Unidades de Cuidados na Comunidade são “um novo avanço e mais um importante passo na reforma dos cuidados de saúde primários permitindo desta forma uma melhoria no funcionamento do Serviço Nacional de Saúde”, destacou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, na sua intervenção.

A primeira parte da reforma “tem já grande visibilidade e resultados”, acrescentou, com a criação das Unidades de Saúde Familiar. Já existem 219 unidades em todo o país, atendendo 2,8 milhões de portugueses.

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Faro, uma das primeiras no país, é constituída como uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde Algarve I - Central, com a missão de “prestar cuidados de saúde, apoio psicológico e social, de âmbito personalizado, domiciliário e comunitário”, dirigindo-se às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis em situação de risco ou dependência.

O presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, Rui Lourenço, revelou que a região algarvia “tem neste momento todo o território coberto por unidades de cuidados na comunidade em processo de candidatura”.

Sem comentários: