01/12/2009

Junção de Bombeiros está formalizada

Faro conta a partir de hoje com um único corpo de bombeiros, depois da tomada de posse do comandante operacional municipal, Aníbal Silveira, numa cerimónia conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Macário Correia.

A criação da força operacional conjunta mereceu críticas da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e do Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP), mas Macário Correia garantiu que está a cumprir a lei.

"Respondo às críticas com a lei. A lei diz que não há corpos voluntários, nem municipais, há corpos de bombeiros detidos por entidades com regimes jurídicos diferentes, diz que o comandante operacional municipal tem que ter experiência de comando efectivo num determinado número de ano e tem que ser licenciado. Entre os elementos que exerciam funções de comando nas duas corporações de Faro (voluntários e municipais) o único que preenchia estes requisitos era o comandante Aníbal Silveira", disse.

O presidente da autarquia respondeu assim à estranheza manifestada pela ANPB e a SNBP pela nomeação de Aníbal Silveira para desempenhar o cargo de comandante operacional municipal e explicou o que vai mudar a partir de hoje.

"Vamos passar a ter uma articulação operacional das duas corporações com um comando único, passará haver uma sala de comunicação única, as viaturas passam a ter uma gestão conjunta e passará a existir uma articulação operacional no dia-a-dia para qualquer ocorrência", disse o autarca.

Macário Correia lembrou que antes havia uma situação de "duplicação de meios com alguma dificuldade operacional, com custos acrescidos e com prejuízo para o erário público e população em geral".

"A partir de agora temos tudo articulado com um exemplo inovador que a lei desde há dois anos permite e que seguramente irá ser seguido por outros municípios do país", sublinhou.

O autarca adiantou que a nova força fará planeamento e planos de protecção civil especiais para questões como o aeroporto de Faro, "que é o segundo do país", e operações de combustíveis, que têm mecanismos especiais de prevenção e segurança.

Macário Correia criticou o executivo anterior liderado pelo socialista José Apolinário porque "a Câmara de Faro ter sido contactada desde há um ano para regularizar a situação dos bombeiros municipais que estavam em situação irregular e nada foi feito".

"É um acto da nossa responsabilidade, da nossa boa consciência fazer aquilo que a lei determina e que a Autoridade Nacional de Protecção Civil aconselha. Faro não o fez até aqui, mas hoje fê-lo", afirmou.

Macário disse igualmente estar convencido que a junção dos dois corpos de bombeiros irá trazer poupanças para a autarquia, afirmando não ter "a mais pequena dúvida de que a razão está certa".

"Não fazemos apenas por razões de economia em euros, mas também por economia de meios, desgaste de material, duplicação de funções e coordenação prática dos bombeiros do concelho de Faro", acrescentou.

Disse também que "há todo um com junto de ganhos morais, funcionamento e representação que passarão a ter outra eficácia".

A cerimónia de tomada de posse foi seguida de um desfile apeada de veículos da nova força operacional conjunta municipal e por um almoço na sede da nova força (antigos bombeiros municipais), no qual não vão estar presentes os bombeiros profissionais que pertenciam ao corpo adstrito à autarquia.

Estes bombeiros almoçaram num restaurante de Faro, juntamente com a ANBP e o SNBP, em protesto pela forma como o processo foi conduzido por Macário Correia.

O autarca adiantou que a nomeação de Aníbal Silveira é por um ano, altura em que será lançado um concurso público para ocupar o cargo, como a lei determina.

O até aqui comandante dos bombeiros municipais vai desempenhar as funções de segundo comandante.

Sem comentários: