09/11/2009

Noite mais "IN "segura

Faro: Ameaçou segurança do Bar Académico

Jovem aponta pistola

Eram 06h00 quando o pânico se instalou à porta de um bar na Baixa de Faro, depois de um jovem, de 28 anos, sacar de uma arma para ameaçar um segurança, levando toda a gente a temer o pior. A pronta acção do Corpo de Intervenção (CI) da PSP colocou termo ao acto violento e o jovem foi detido.

Apesar do alarme causado, ao que o CM apurou, a pistola – uma arma de alarme adaptada ao calibre 6.35 – não tinha munições. No entanto, a transformação é ilegal e a arma foi apreendida pela PSP.
A confusão instalou-se depois de o jovem em causa ter sido expulso do BA (Bar Académico) por um segurança, “devido a desentendimentos no interior do espaço”, explicou ao CM fonte policial. O jovem não gostou de ter sido colocado fora do bar e decidiu ir ao carro buscar a arma de fogo para se vingar. Quando chegou à porta do estabelecimento ameaçou matar o segurança que o tinha posto na rua. “Chegou a apontar a arma como forma de intimidação”, referiu a mesma fonte.
Em poucos minutos, uma equipa do Corpo de Intervenção – que passou a fazer patrulhas regulares nas ruas da cidade de Faro devido ao aumento dos casos de violência – chegou ao local. O jovem armado “ainda tentou  esconder a pistola dentro do casaco” mas foi, de imediato, detido pela força especial que presta serviço no Comando de Faro da PSP.
Fonte da PSP confirmou ao CM que o agressor não tinha munições na arma de fogo mas, como provocou alarme público, deverá ser acusado criminalmente. Por outro lado, a pistola de alarme foi transformada de forma ilegal, o que constitui novo crime.
O jovem, de 28 anos, passou ontem o dia na Esquadrada PSP e será hoje presente ao juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Faro.
PORMENORES
ARMA APREENDIDA
A PSP de Faro apreendeu uma outra arma de fogo, anteontem, após diligências para encontrar o autor dos disparos ocorridos junto aos bombeiros municipais, na quinta-feira.
TRÊS DETIDOS
Durante o dia de anteontem, em operações junto a bairros problemáticos, a PSP deteve três pessoas, duas delas jovens de 20 anos por posse ilegal de uma faca e de um bastão extensível.
ADAPTAÇÕES AUMENTAM
As quase inofensivas armas de alarme, adquiridas em qualquer armeiro, estão, segundo fonte policial, "cada vez mais a ser adaptadas para o calibre 6,35 e podem ser mortais".

09 Novembro 2009 - 00h30

Rui Pando Gomes
 
in correio da manhã

1 comentário:

Piri-Piri disse...

Soube do sucedido mas o boato tem muita força. tinham me dito que o gajo usou um bastao. Obrigado pelo esclarecimento xD