21/05/2011

Chuva desactiva sistema antifogo

As cheias causadas pela chuvada de quarta-feira inundaram dois pisos do Teatro Municipal de Faro e obrigaram a desactivar o sistema antifogo do edifício. Bombeiros de Faro estão a garantir a segurança quando há espectáculos.

As inundações dos pisos -2 e -3 do Teatro Municipal de Faro – também conhecido como Teatro das Figuras – deixaram o sistema antifogo do edifício submergido durante várias horas, o que obrigou à sua desactivação, por tempo indeterminado.

"Só anteontem à tarde é que a água das chuvas foi extraída na totalidade dos pisos inferiores do teatro e, como medida de segurança, tivemos de desactivar o sistema antifogo", admitiu, ao CM, Alexandra Gonçalves, vereadora da autarquia fare0nse, responsável pela cultura, e responsável pelo Teatro das Figuras. "A vistoria [que irá avaliar a extensão dos danos] está prevista num curto prazo de tempo", acrescentou, mas Alexandra Gonçalves garante que o sistema não estará avariado, "apenas desactivado". Enquanto não há sistema antifogo, e para não interromper a programação, bombeiros da FOCON (Força Operacional Conjunta dos Bombeiros de Faro) são destacados para o teatro nos dias de espectáculos. "Ontem [anteontem] mesmo houve um espectáculo e, por questões de segurança, já lá estiveram os bombeiros", explicou a vereadora. "Pela quantidade de água, pensávamos que os estragos seriam muito maiores", disse ainda Alexandra Gonçalves.
Refira-se que nos dias em que a chuva é mais intensa, as inundações nas caves do teatro, que estão construídas numa zona abaixo do nível do mar, são recorrentes. 

Sem comentários: