28/02/2012

Geada arruína campos e pasto

O ano agrícola está comprometido no Algarve. Além da precipitação média estar a metade do que seria normal, e já com um longo período de ausência total de chuva, a diminuição da humidade do ar e o acentuado arrefecimento nocturno combinaram-se, sobretudo na primeira quinzena deste mês, para a ocorrência de geadas negras. Poucas pastagens de sequeiro subsistiram para a produção pecuária e há elevados prejuízos nas principais produções vegetais da região.

De acordo com uma avaliação feita, este mês, pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, as pastagens definharam e as reservas de forragem são insuficientes. José Maria, produtor de gado da raça limousine, perto de Lagos, já teve de vender seis vacas para comprar feno para as restantes. A sementeira de feno não vingou e as pastagens têm a erva queimada pela geada. "Se não chover até ao fim de Março, vou ter de vender tudo" lamenta.

Fernando Severino, director regional de agricultura, admite que "a cultura do abacate está toda destruída e há zonas na campina de Faro que perderam toda a cultura de tomate em estufa, por causa da geada". Paulo Cristina, produtor de tomate, costumava ter uma produção média de 100 toneladas por hectare. "Este ano, se chegar às 20 toneladas será bom. Isto é uma catástrofe".

Em Silves, José Sustelo calcula que a produção de laranja tardia (colhida no Verão) vá sofrer uma quebra de 30 por cento. As reservas subterrâneas de água ainda permitem combater a falta de chuva, mas a rega aumenta os custos da produção.

Risco para a câmara e lucro para privado

O parceiro privado da Fagar – empresa que gere a água, saneamento e o lixo no concelho de Faro – tem lucro garantido, enquanto a câmara fica com os riscos. As conclusões constam da auditoria realizada pelo Tribunal de Contas (TC) à empresa, que foi criada em Setembro de 2005.

De acordo com o TC, "o acordo financeiro alcançado não prevê qualquer transferência efectiva de risco para o parceiro privado, na medida em que a rendibilidade do projecto está, em última instância, sempre garantida por via do esforço ou do parceiro público, ou dos consumidores, ou de ambos". O relatório revela que o accionista privado conta com "uma taxa interna de rendibilidade de 8,41%".

Nas suas recomendações, o TC defende a implementação de medidas destinadas a impedir a "transferência global de riscos para o parceiro público", bem como a elaboração de relatórios anuais de "reavaliação da valia da parceria em relação a outras alternativas possíveis" O parceiro privado é a AGS-Hidurbe, do grupo Somague.

O relatório revela que a empresa registou resultados líquidos negativos, entre 2006 e 2010, de "cerca de 3,6 milhões de euros". Foi constatado um desvio entre a previsão e o resultado, até ao final de 2010, de 47,4%, pelo que a manter-se essa tendência serão necessários 25,6 milhões para garantir o reequilíbrio até à conclusão da parceria, apenas em 2039.

O presidente da câmara, Macário Correia, esclarece que não está em causa qualquer ilegalidade, dado que os contratos foram visados pelo TC. O autarca garante, contudo, que as recomendações do TC serão tidas em conta, decorrendo nos próximos "seis meses" um trabalho para "rever o modelo de gestão da empresa" ao abrigo da nova legislação publicada.

“São dois mil milhões”

Macário Correia, Autarca da câmara de Faro, sobre endividamento autárquico a fornecedores e plano de ajustamento

Correio da Manhã – Quantas câmaras estão à beira de incumprimento depois da entrada em vigor da Lei de Compromissos?

Macário Correia – As câmaras do Algarve têm uma quebra de receita mais acentuada face à média nacional. Estamos a falar de quebras na ordem dos 50 por cento, quando a média nacional – em IMT– ronda os 20%. São muitas dezenas de milhões de euros. E esta lei, como está redigida, pode levar a que sejam devolvidos fundos europeus.

– Na sua opinião devia ser feito um plano de ajustamento financeiro para as câmaras como se fez para a Madeira?

– O Estado português resolveu o seu problema perante a troika. A Madeira foi objecto de um programa de ajustamento e tem o seu problema enquadrado. Quanto às empresas públicas, o Estado meteu a mão por baixo, segurou e assumiu compromissos através do Tesouro. Em relação aos municípios não foi tomada qualquer decisão sobre a dívida vencida.

– Dívida a fornecedores?

– Sim. A dívida superior a 90 dias será na ordem dos dois mil milhões de euros ou mais, e é um terço da dívida da Madeira (6 mil milhões de euros). Convinha encontrar uma solução. Caso contrário, há municípios que paralisam. São mais de metade das 308 câmaras.

Câmara de Faro não recebeu pedido do Governo

O autarca de Faro, Macário Correira, diz à TSF que não recebeu nenhuma carta do executivo, a pedir informações sobre a dívida do município, e garante que não é caso único.
Esta segunda-feira, os ministros Vítor Gaspar e Miguel Relvas enviaram para todas as Câmaras Municipais uma carta em que pedem o envio, até 15 de Março, para a Inspeção-Geral de Finanças, do montante global que têm em dívida.

Contudo, o presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, revelou à TSF que teve conhecimento da dita carta pela comunicação social, mas garante que tanto ele como outros autarcas não a receberam.
Macário Correia ironizou dizendo que devem ter ido para a morada errada, talvez de algum jornal, e estranha toda esta situação.

«Recebi o correio pela manhã, não tinha qualquer carta, não recebi qualquer outra comunicação, falei com alguns colegas e aparentemente nenhum dos com quem falei, obviamente que não falei com todos, me conseguiu identificar ter recebido tal carta», revelou Macário Correia.
«Falei com autarcas de várias zonas do país, até do Porto, e nenhum recebeu tal documento», frisou.

27/02/2012

“Espero que haja dinheiro para ponte”

O estado da ponte para a praia de Faro torna necessária a construção de uma nova ligação. A obra está prevista no âmbito do Polis Litoral da Ria Formosa, mas com as restrições financeiras, Macário Correia teme que o projecto não avance. "Pelo estado em que está a actual ligação, eu espero que haja dinheiro para a nova ponte",

A ponte está em péssimas condições, actualmente, e já há algum tempo que não podem circular na ponte veículos pesados", referiu o autarca. "Para a circulação de ligeiros, para já não há perigo, mas oxalá as restrições financeiras não ponham em causa o projecto", acrescentou.

Na última semana, a Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa anunciou que o projecto de execução da nova ponte para a praia de Faro devia estar concluído até Junho. Mas, para Macário Correia, "isso ainda é a fase de papéis". Por isso, o autarca tem esperança de que, "no final do ano, se possa fazer o concurso para a execução da obra".

A reforçar os receios do autarca estão os cortes que o Governo já anunciou intenção de efectuar nos vários programas Polis. Para esclarecer dúvidas em relação ao Litoral da Ria Formosa, os autarcas abrangidos (Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, além de Faro) já solicitaram uma reunião com a ministra do Ambiente. O pedido foi feito há cerca de 15 dias, mas ainda não obteve resposta. 

"BICICLETAS E PEÕES VÃO TER VIAS PRÓPRIAS"

A nova ligação à praia de Faro prevê que se mantenha apenas uma faixa para a circulação rodoviária, a funcionar em sentido alternado. Por outro lado, serão feitas vias para bicicletas e peões, de acordo com o anunciado na última semana pela Sociedade Polis. A ponte actual só será demolida quando a nova estiver construída. O projecto inclui um novo serviço de transporte entre a praia e o parque de estacionamento exterior. O orçamento total é de 3,65 milhões de euros, com 2,2 milhões apenas para a melhoria das acessibilidades à praia.

Faro (cidade velha)

Taxistas vão aprender inglês gratuitamente

Os taxistas vão poder aprender gratuitamente inglês e técnicas de acolhimento através de uma formação anunciada esta segunda-feira pelo Turismo de Portugal.

O projecto 'Welcome by Taxi' ('Boas-vindas pelo táxi') vai arrancar a 2 de Abril e as inscrições estão abertas na primeira fase aos motoristas de Lisboa, Porto e Faro, segundo o Turismo de Portugal.
Além da língua inglesa, a formação inclui as áreas da "hospitalidade, como a imagem, comportamento e cortesia no atendimento".

O projecto visa ainda preparar os taxistas para identificarem as principais atracções turísticas das cidades onde trabalham e aconselharem os visitantes quanto a espaços de animação, restaurantes, bairros típicos, cafés, museus, esplanadas ou jardins.
A formação, dividida em dois módulos de 25 horas, dará automaticamente acesso ao selo de qualidade 'Welcome By Taxi', criado pela autoridade turística nacional e que funcionará como uma "ferramenta fundamental para o desenvolvimento da sua actividade".

Por outro lado, "a frequência desta acção de formação deverá ser reconhecida para efeitos de renovação do Certificado de Aptidão Profissional de motorista de táxi pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT)", informou o Turismo de Portugal.
Depois de Lisboa, Porto e Faro, o projecto deverá ser alargado a todo o país, através das 16 escolas de hotelaria e turismo. 

O projecto do Turismo de Portugal tem o apoio do IMTT, da Associação Turismo de Lisboa, da Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), da Federação Portuguesa do Táxi, da Esquadra de Turismo do Porto, da ATC-Porto Tours (Associação de empresários para o desenvolvimento do turismo cultural no Porto), da Câmara Municipal do Porto - Departamento de Turismo e da Entidade Regional do Algarve.

Para o presidente da ANTRAL, Florêncio Almeida, iniciativas como esta são de "toda a importância", porque uma "classe [profissional] bem formada tem mais possibilidade de sucesso".
"É benéfico para o turismo", acrescentou o responsável à Lusa, sublinhando que actualmente há muitos motoristas a falar "inglês e outras línguas, mas é sempre boa uma reciclagem".

26/02/2012

BEST Engineering Week

Evento vocacionado para as áreas de tecnologia, onde pretende-se proporcionar aos estudantes a oportunidade de testarem os seus conhecimentos através de uma competição de engenharia e a assistirem a palestras de empresas locais e nacionais, onde estas têm a oportunidade de se darem a conhecer ao meio estudantil universitário, através de uma apresentação da sua área de atuação, e o contacto directo com os futuros licenciados e mestres da Universidade do Algarve, aproximando os estudantes à realidade empresarial.

25/02/2012

Loja Solidária da AAUAlg foi inaugurada

A Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) inaugurou quinta-feira a Loja Solidária, situada no campus de Gambelas, que visa a venda de vestuário, material escolar, trajes académicos e outros acessórios em segunda mão e a preços simbólicos, para ajudar alunos carenciados.

Este evento marcou o arranque do «Ano Solidário» que a associação académica pretende levar a cabo e que consiste em aplicar um cariz solidário em todos os seus eventos e atividades, incluindo a Semana Académica e a Receção ao Caloiro.

O presidente da direção-geral da AAUAlg, Pedro Barros, referiu “as necessidades cada vez maiores” encontradas na população estudantil, acreditando que esta loja possa ser uma mais-valia para resolver uma parte dos problemas.

As receitas da loja revertem para o gabinete solidário da associação académica, que poderá assim atribuir bolsas aos colegas estudantes mais carenciados.

A inauguração contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia, dos vereadores Paulo Santos e Alexandra Gonçalves, da vice-reitora da UAlg, Anabela Romano, e do administrador dos serviços de Ação Social da universidade, Amadeu Cardoso.

A inauguração terminou com uma visita à loja, na qual os presentes puderam comprovar, com surpresa, todo o material existente e os valores realmente simbólicos dos mesmos.

A loja está aberta à segunda-feira e quarta-feira, das 10:00 horas às 14:00, e à terça-feira, das 14:00 às 17:00, sendo o atendimento assegurado por estudantes e dirigentes associativos voluntários.

22/02/2012

Investidos 2,9 milhões em parque ribeirinho

As obras do parque ribeirinho da capital algarvia deverão arrancar em Setembro deste ano e vão custar 2,9 milhões de euros. O concurso público da empreitada já foi lançado pela Sociedade Polis Litoral Ria Formosa e permitirá requalificar uma área de cerca de 16 hectares, situada entre o Teatro Municipal de Faro e o Montenegro, junto à linha do caminho--de-ferro e à ria Formosa.

"Espero que no final de 2013 as obras possam estar concluídas", diz o presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, que considera que esta é a mais importante intervenção a realizar no concelho no âmbito Polis Litoral Ria Formosa.
O autarca salienta que a zona alvo de intervenção se encontra actualmente "completamente degradada e ao abandono", apesar da sua localização estratégica na cidade.

Macário Correia não tem dúvidas de que o novo parque ribeirinho "vai melhorar a qualidade de vida da população farense" através da criação de uma nova zona de lazer com componentes ambientais e culturais.
O parque será arborizado e disporá de vários equipamentos, nomeadamente destinados às crianças e aos idosos. Haverá ainda uma zona de merendas e um circuito de manutenção. Terá também condições para acolher a realização de eventos musicais, dado que será construído um anfiteatro com capacidade para 350 pessoas.

O projecto contempla igualmente estruturas para a instalação de estabelecimentos de bebidas e snack-bar.

Obras podem chegar ao Verão

Quatro meses depois, a zona de chegadas do Aeroporto Internacional de Faro continua em obras e não há data para terminarem. A época alta está a aproximar-se e os serviços ligados ao turismo já desesperam. O grande teste para a afluência do Verão será já nas férias da Páscoa.

O vento forte que atingiu o aeroporto, no final de Outubro, deixou a zona de chegadas completamente inutilizável. Enquanto decorrem as obras de reparação, foi montada uma tenda provisória de substituição no exterior, mas esta está longe de ser a solução ideal. 

"As pessoas saem do túnel e para chegarem à tenda têm de atravessar a estrada, com carros a passar. Está lá um polícia e ainda não houve acidentes, mas não quer dizer que não aconteça uma situação desagradável um dia destes", explica ao CM Armando Santana, presidente da Associação de Rent-a-Cars do Algarve, que conta com 30 associados (num universo de 40 empresas).

"Além da questão da imagem que passa do Algarve", Armando Santana queixa-se dos problemas logísticos, "uma vez que não deixa de ser uma situação inicialmente prevista como provisória".
Ainda não há qualquer data para terminarem as obras, situação que cria o receio de que se estendam até ao Verão. "Infelizmente, as coisas têm estado mal em termos de ocupação e por isso não tem havido problemas, mas a Páscoa será um grande teste", diz Armando Santana.

O CM tentou entrar em contacto com a ANA, mas ontem tal não foi possível.

20/02/2012

Faro em Outros Tempos...

Fotos de Hugo S.

Carnaval Faro 2012

Fotos de Hugo S.

Formação Treinadores Surf

Realizou-se este fim-de-semana a "I formação de Treinadores de surf nível iniciação e avançado", a formação esteve a cargo do treinador Julien "Vico" e contou com 18 inscritos, desde treinadores de surf, professores de educação física, praticantes de surf de todo o Algarve entre eles esteve presente um representante da Federação Belga de Surf.

Durante os dois dias da ação debateram-se muitos pontos desde a iniciação até à competição. Durante o período da manhã realizou-se a parte teórica do curso nas instalações do Centro Náutico da Praia de Faro, seguindo no período da tarde a componente prática com os alunos e atletas do Clube de Surf de Faro.
O feedback recebido pela direcção do Clube foi muito positivo, todos os participantes mostraram-se receptivos a outras ações do género. Já os alunos do Clube ficaram deliciados com a oportunidade de terem um técnico só para eles.

É de salientar o convívio muito positivo criado entre todos os participantes na ação assim como as experiências partilhadas por todos.
Ficou a intenção clara do CSF voltar a promover mais formações deste género que tanto enriquece o nosso surf e os nossos atletas.

Luís Damas apresenta ‘Transição’ e workshop

A Companhia de Dança Luís Damas apresenta-se em Março, no Auditório Pedro Ruivo, em Faro, em dose dupla. Primeiro, para o espectáculo ‘Transição’, a 9. No dia seguinte, é a vez do coreógrafo Luís Damas orientar um workshop de dança contemporânea.

‘Transição’, com início marcado para as 21h30, "incide sobre escolhas de alguns momentos coreográficos marcantes do percurso passado do coreógrafo Luís Damas", explica a sinopse do espectáculo. "Neste programa, apresentam-se alguns bailados recriados para a Companhia de Dança Luís Damas, bem como novas criações", acrescenta-se.

‘Transparência’, ‘La Mamma Morta’ e ‘Entre Águas e Diálogo’ são algumas das criações a apresentar. ‘Transição’ tem bilhetes a 10 euros, com 50% de desconto para os alunos das classes de dança do Conservatório Regional do Algarve.

Já no dia 10, entre as 09h30 e as 13h30, o próprio coreógrafo (e professor de dança) vai orientar um workshop com uma aula de dança contemporânea e um ateliê coreográfico baseado no reportório da Companhia de Dança Luís Damas. A inscrição para o workshop custa 50 euros.

Decisão de despejo dia 16Decisão de despejo dia 16


O Tribunal de Faro dá a conhecer no dia 16 a decisão sobre a acção de despejo interposta pela empresa Cleber contra a Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM).

Em causa está a compra, por esta sociedade imobiliária, em 2007, de três armazéns junto à estação da CP, onde a ARCM desenvolve grande actividade cultural e para onde está previsto um vasto projecto imobiliário.
Dirigentes da ARCM salientaram ontem, em tribunal, as promessas do autarca Luís Coelho, que outorgou a compra em nome da Cleber, de só ocupar o imóvel quando existisse uma alternativa para a associação. n T.M.

Caos nas urgências do hospital de Faro

Ambulâncias chegaram a esperar cinco horas que lhes devolvessem as macas por falta de camas no hospital

No hospital de Faro, o problema das urgências gerou um cenário caótico. Várias ambulâncias ficaram paradas à porta da unidade durante largas horas, a aguardarem que lhes devolvessem as macas... que afinal eram precisas para manter os doentes no hospital.

Cerca de cinco horas foi o tempo médio de espera pela devolução das macas, devido à falta de camas no serviço de urgência.


À TVI a nova administração do hospital, embora indisponível para gravar entrevista, reconheceu que as urgências estão a funcionar no limite, devido ao aumento de doentes. Assume também que há carência de instalações e que implementou um plano de resposta que consiste no pedido de camas extra à administração regional de saúde para solucionar o problema ainda esta segunda-feira.

16/02/2012

Faro em Outros Tempos...



Fotos de Hugo S.

Extremecam

Nova Variante de Faro


Workshop

 
O Clube de BTT da Conceição de Faro envia em anexo informação sobre o Workshop “Nutrição Desportiva, Saúde Articular e Socorrismo”.

Com entrada gratuita, este evento terá lugar amanhã, dia 17 de Fevereiro pelas 21h na Junta de Freguesia da Conceição de Faro.

Tem como objectivo promover a prática do ciclismo de uma forma saudável e segura.


Agradecemos, se possível, a publicação desta informação.

Em caso de dúvida, não hesitem em contactar-nos através deste email ou do contacto telefónico abaixo.

Com os melhores cumprimentos,

Brígida Fernandes
Departamento de Comunicação
Clube de BTT da Conceição de Faro

Tlm. 91 429 04 76