31/03/2011

Luiz Felipe Scolari é o novo treinador do Farense

O técnico brasileiro, antigo seleccionador nacional, vai ser o treinador do Sporting Clube Farense na próxima época 2011/2012.
O anúncio formal da contratação de Scolari para suceder a João de Deus só deverá ser feito após o final da época 2010/2011.
O presidente do clube, António Barão e o técnico brasileiro estiveram ontem na sede da Federação Portuguesa de Futebol a firmar o acordo e a ultimar os pormenores da contratação para hoje dar a nóticia aos farenses como “prenda” pelos 101 anos do Clube.

Semana da Engenharia

Toxina impede apanha de bivalvaes

Se tem fotografias da Revolução do 25 de Abril de em Faro, partilhe com os farenses. Veja como...

O Município de Faro, no âmbito das Comemorações do 37.º Aniversário do 25 de Abril, pretende organizar uma pequena exibição fotográfica nos Paços do Concelho, no dia 25/04. Neste sentido, tendo em vista o envolvimento da comunidade, solicitamos que quem detenha fotografias do 25 de Abril de 1974, em Faro, e que queira participar nesta iniciativa se dirija ao Museu Municipal de Faro, fazendo-se acompanhar das mesmas.

Informamos que as fotografias que forem utilizadas serão devidamente legendadas e os proprietários identificados.

Agradecemos, desde já, a colaboração.

Por Serviço de Atendimento e Relações Públicas C.M. Faro

Alpinistas algarvios tentam escalar Mulhacén em Espanha

No próximo dia 1 de Abril (Sexta-Feira) os alpinistas algarvios, Filipe Lara Ramos e Andre Lima Cabrita partem para a Serra Nevada com o objectivo de alcançar o cume do Mulhacén, que com os seus 3482 m é a montanha mais alta da Península Ibérica.

Esta ascensão, efectuada em três dias, será realizada a partir de Capileira, passando por Poqueira, e culminando com a íngreme subida do flanco Oeste do Mulhacén.

Desejamos à cordada algarvia boa ascensão e descida em segurança.

Luís Nadkarni

Manel Cruz em concerto com Foge Foge Bandido

Manel Cruz leva aos palcos do Teatro das Figuras, em Faro, e do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão o projecto Foge Foge Bandido. O concertos, agendados para os próximos dias 1 e 2 de Abril, respectivamente, a partir das 21h30, têm por base o CD-livro ‘O Amor Dá-me Tesão/Não Fui Eu Que Estraguei’.

Depois de liderar os Ornatos Violeta, os Pluto e os Supernada, Manel Cruz lançou-se a solo sob o pseudónimo Foge Foge Bandido. Editou, em 2008, um duplo CD com um livro de 140 páginas, ‘O Amor Dá-me Tesão/Não Fui Eu Que Estraguei’, uma obra que pode ser vista como um filme. 

O disco é uma sucessão de narrativas imaginárias, com as tonalidades intimistas e a riqueza literária a que o artista já nos habituou, intercaladas por interlúdios musicais de cariz experimentalista.
Este "namoro de acasos", como o define o próprio Manel Cruz, está recheado de boas canções, como ‘Canal Zero’, ‘Ainda Pode Descer’, ‘Canção da Canção da Lua’, ‘Acorda Mulher’, ‘A Lenda da Verdade’ ou ‘Canção Segredo’. O tempo da narrativa musical discorre salpicado por sonoridades de ritmo abstracto, que projectam o espectador na paisagem intimista de Manel Cruz.

Os bilhetes para o concerto em Faro custam 12 euros e para o de Portimão 10 euros.

26/03/2011

Sismo sentido em diversas regiões

Um sismo de magnitude 4.0 na escala de Richter foi sentido ao início da manhã deste sábado nas regiões de Monchique, Silves, Albufeira e Lagos, no Algarve, um abalo que segundo o Instituto de Meteorologia (IM) não causou quaisquer danos.

De acordo com o IM, o epicentro do sismo foi a cerca de 12 quilómetros a Norte-Nordeste de Silves e o abalo foi registado às 07h36.
O sismo foi sentido com intensidade máxima de IV na escala de Mercalli modificada, que tem 12 graus de intensidade. Foi sentido com menor intensidade noutros locais do Algarve e Alentejo. 

Em Faro também foi sentido este sismo!

Autarquia anuncia parque de lazer

O presidente da Câmara de Faro anunciou hoje a construção do “Parque de Lazer das Figuras”, estrutura que ocupará parte do terreno que a autarquia pretendia ceder ao Farense para a implementação e exploração de um posto de abastecimento de combustíveis.

“Até que seja resolvido o diferendo entre a Assembleia Municipal de Faro, Farense e a GALP sobre a cedência do terreno que decorre nos tribunais, decidimos avançar com a construção do parque de lazer”, disse Macário Correia durante a apresentação do projeto.

Em 2005, o tribunal não reconheceu o “interesse público” na cedência do terreno pela autarquia ao Sporting Clube Farense, que pretendia ali instalar e explorar um posto de abastecimento de combustíveis.

“O processo está em fase de recurso no Tribunal da Relação de Évora, e como a ação não está, seguramente, para se resolver nos próximos tempos, entendemos que agora deve ter esta utilização”, disse Macário Correia.

“Trata-se de dar utilidade a um espaço que não estava a ser aproveitado e que se encontrava numa situação de abandono que quase parecia uma lixeira”, disse Macário Correia, durante a apresentação do projeto.

O futuro Parque de Lazer das Figuras, representa um investimento de 150 mil euros, resultante de uma parceria entre a autarquia e privados, e ficará implementado na Horta das Figuras, numa faixa de terreno de cerca de 400 metros quadrados, à entrada da cidade de Faro.

“Serão instalados equipamentos de lazer para proporcionar à população mais exercício físico e atividade recreativa”, observou o autarca.

A Câmara Municipal de Faro promoveu hoje uma visita a obras e a equipamentos no concelho, na qual participaram membros da Assembleia Municipal, diretores de departamento e chefes de divisão da autarquia.

As visitas aos equipamentos municipais decorre de dois em dois meses para que, segundo a autarquia, “os responsáveis políticos travem conhecimento mais aprofundado da realidade do concelho para ficarem munidos de mais e melhores instrumentos de decisão”.

25/03/2011

Videovigilância só ao trânsito

A Câmara Municipal de Faro está a instalar, nas principais artérias da cidade, câmaras de vigilância destinadas à regularização do tráfego rodoviário. As principais entradas de Faro, as avenidas Calouste Gulbenkian e Almeida Carrapato e a Baixa da capital algarvia são os locais onde serão instaladas seis câmaras. "O objectivo destas câmaras é vigiar o trânsito e ajudar a Polícia de Segurança Pública no controlo rodoviário na cidade" explicou ao Correio da Manhã Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Faro.

A autarquia disponibilizou cerca de cinco mil euros para implementar este dispositivo na cidade. Macário Correia quer o sistema a funcionar em Faro "dentro de um mês".
Por outro lado, o autarca farense não tem dúvidas sobre a legalidade da medida. "As câmaras instaladas não servirão para vigiar as pessoas, mas unicamente o fluxo de trânsito, como já acontece em algumas cidades do País", salientou. No entanto, Macário Correia admite que, no futuro, as câmaras de vigilância possam vir a ser utilizadas para reforçar a segurança de pessoas na capital algarvia.

"Quando a Comissão de Protecção de Dados permitir o visionamento das pessoas, aumentaremos o número de câmaras, de modo a podermos dar maior segurança aos munícipes farenses", referiu Macário Correia.

Curso Livre de Teatro

24/03/2011

Faro limpeza Ria Formosa

XXVI SEMANA ACADÉMICA - PROGRAMA OFICIAL!


PROGRAMA OFICIAL ANUNCIADO NO DIA 24 DE MARÇO DE 2011 - MAIS NOVIDADES MUITO EM BREVE!


NOTA: P.P – Palco principal
          P.RUA – Palco RUA FM

5 DE MAIO
 SERENATA – Largo da Sé

6 DE MAIO
NOITE AZUL – Cidade Velha

7 DE MAIO – PAÍS DAS MARAVILHAS
DEALEMA (P.P)
Octa Push (P.RUA)
BANDA NACIONAL POR ANUNCIAR! (P.P)
DJ Daniel D.
DJ DIEGO MIRANDA
 
8 DE MAIO – PAÍS DAS MARAVILHAS
Tunas
. TUNA BEBES
. REAL TUNA INFANTINA
. FEMINIS FERVENTIS
. VERSUS TUNA

9 DE MAIO – PAÍS DAS MARAVILHAS
Joana Reis (P.P)
Banda da RUA (P.RUA)
QUIM BARREIROS (P.P)
DJ Tiago Rafael
DJ Mike Fuentez

10 DE MAIO – PAÍS DAS MARAVILHAS
Sons of Misfortune (P.P)
Murdering Tripping Blues (P.RUA)
TARA PERDIDA (P.P)
DJ Mr. Kool

11 DE MAIO – PAÍS DAS MARAVILHAS
Fora da Bóia
Banda por anunciar!
DEOLINDA
DJs por anunciar!

12 DE MAIO – PAÍS DAS MARAVILHAS
Raspect
Bandarra
NATIRUTS
DJ Sonic Blast
CROOKERS

13 DE MAIO – PAÍS DAS MARAVILHAS
Six Irish Men
Gilberts Feed Band
EMIR KUSTURICA
DJ Mikas
YOLANDA BE COOL

14 DE MAIO – PAÍS DAS MARAVILHAS
Godai
Frankie Chavez
AUREA
Christian F
ARTISTA INTERNACIONAL POR ANUNCIAR!

A chulice da Fagar - mais uma reclamação!

O seguinte texto é cópia do email enviado à Fagar acerca do aumento brutal das taxas de saneamento cobradas por esta empresa. Convido todos os farenses a não se conformarem e fazerem o mesmo.

"Exmo(a) Sr(a),

o meu nome é Ana Esteves, resido em Faro e infelizmente tenho que ser vossa cliente por óbvia falta de alternativas. Venho por este meio apresentar o meu veemente protesto pelo facto da tarifa respeitante ao "Consumo de saneamento" ter sido aumentada em mais do dobro sem que me tinha sido enviada qualquer informação prévia por escrito.

Quando constatei o aumento brutal de facturação deste mês em relação aos meses anteriores, entrei em contacto com o vosso serviço de atendimento e nenhuma das vossas colaboradoras teve a ombridade de me chamar à atenção para este aumento. O que é indicativo de uma de duas coisas: ou as vossas próprias colaboradoras estão mal informadas e não sabem o que andam a fazer, ou existiu efectivamente uma tentativa de escamotear este aumento. Só após uma análise aprofundada de todas as facturas anteriores consegui identificar qual a causa de um aumento de cerca de 10 euros face à média dos pagamentos efectuados anteriormente e considerando apenas os meses em que houve efectivamente consumo de água facturado.
Considero que é uma falta de respeito pelo consumidor não só terem efectuado esta alteração sem qualquer chamada de atenção ao cliente como também os valores em que foram aumentados. Num altura em que os consumidores portugueses se deparam com enormes dificuldades económicas, é de uma total falta de consideração que aumentem em 2.62 vezes o valor de uma taxa que ninguém percebe muito bem para que serve. Posto isto, mais vos informo que seguirá hoje mesmo uma reclamação para a Direcção Geral do Consumidor.

Cumprimentos,

"Cobram-me 6.84 euros de água e 22 euros de taxas"
 
 

Universitários algarvios criam "Muro das Lamentações"

Cerca de quarenta alunos da Universidade do Algarve (UAlg) expuseram frente ao Governo Civil de Faro cinco painéis com reivindicações dos estudantes e entregaram naquele organismo um cheque fictício de 569 mil euros, simbolizando o corte nas bolsas de estudo.

O protesto, que coincide com o Dia Nacional do Estudante, teve como mote "Eu não me calo, e tu?" e visou alertar para os principais problemas dos alunos naquele estabelecimento de ensino.  
No "Mural das Lamentações", como os estudantes lhe chamaram, as principais queixas estavam relacionadas com a atribuição de bolsas, a implementação do processo de Bolonha e as condições de funcionamento das faculdades.  

Segundo o presidente da Associação Académica da instituição, Guilherme Portada, pelo menos 36 alunos daquela universidade foram obrigados a cancelar as suas matrículas depois de os seus pedidos de bolsa terem sido rejeitados.  

"Agora que o Governo caiu apelamos a que as forças políticas incluam nos seus manifestos mais atenção à política de ensino superior", afirmou aos jornalistas, sublinhando que a associação vai começar já hoje a contactar  os vários partidos.   

Nos painéis expostos no Jardim Manuel Bívar podiam ler-se frases como "Bolsas diminuídas ou inexistentes", "Acção Social mais rápida", "Ensino público acessível a todos" ou "Eu custo 154 euros por ano à UAlg e pago 924 euros".  
Já o cheque fictício de 569 mil euros entregue pelos estudantes à governadora civil de Faro foi remetido à ordem do Ministério da Ciência, Tecnologia  e Ensino Superior e era assinado por estudantes com dificuldades socioeconómicas da UAlg.
 
De acordo com a associação académica aquele foi o valor que o Ministério reduziu em bolsas de estudo para este ano lectivo na UALg.   

A associação apelou também aos estudantes para colocarem nas suas janelas faixas azuis escuras ou as suas próprias capas como forma de protesto contra as políticas de Ensino Superior.  

Semana académica sai de Faro e transforma-se em festival com campismo

A Semana Académica da Universidade do Algarve vai sair este ano pela primeira vez de Faro e transformar-se num festival de oito dias com campismo em Vale de Almas, junto à praia, anunciou hoje a associação académica.

O evento decorre entre 5 e 14 de Maio e está já confirmada a presença do músico sérvio Emir Kusturica, dos portugueses Deolinda, Tara Perdida, Quim Barreiros e Áurea, da banda brasileira de “reggae” Natiruts e da dupla de DJ italianos Crookers.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da associação académica da Universidade do Algarve (UAlg) afirmou ter sido “obrigado a sair do interior de Faro”, ressalvando que a mudança de localização motivou a organização a “aperfeiçoar o conceito”.

“Esta mudança de recinto permite-nos ter outras valências, como o campismo”, observou Guilherme Portada, que diz que haverá um transporte diário entre o recinto e a Praia de Faro, a dois quilómetros.
O orçamento para a XXVI Semana Académica do Algarve será “ligeiramente superior” ao de anos anteriores, acrescentou o dirigente académico, sublinhando que o investimento vai ultrapassar o meio milhão de euros.

Para acampar junto ao recinto, com capacidade para três a quatro mil pessoas, é necessário obter o passe semanal cujo preço vai aumentar até ao evento, pelo que Guilherme Portada apela aos interessados para que o comprem com antecedência.

Os passes já estão à venda e por enquanto custam 45 euros para bolseiros e portadores do cartão académico, 50 euros para estudantes e ex-estudantes e 55 euros para o público em geral.
A semana académica arranca numa quinta-feira, a 5 de Maio, com a habitual serenata, estando prevista no dia seguinte uma Noite Azul na cidade velha, que incluirá espectáculos de rua e actividades culturais.
As oito noites seguintes serão preenchidas com concertos nos dois palcos que serão montados no País das Maravilhas, este ano pela primeira vez fora de Faro.

22/03/2011



Os pilotos participantes na 45.ª edição do Rali de Portugal efetuaram hoje as últimas afinações antes do início dos reconhecimentos da prova, num dia em que entre os portugueses Bernardo Sousa foi mais feliz do que Armindo Araújo.  

Bernardo Sousa, campeão nacional em título, estreou-se ao volante de um Ford Fiesta, na que constituiu a primeira oportunidade de guiar um WRC.

"Foi a primeira vez que conduzi o carro desta nova geração. Fi-lo durante cerca de 50 quilómetros e penso que foi um teste muito produtivo, já que deu para perceber que a maior diferença reside no motor, que tem turbo e, como tal, mais potência do que o utilizado no S2000", afirmou o piloto madeirense.

O Rali de Portugal marca também a estreia do Mini John Cooper Works S2000, que vai anteceder o aparecimento do WRC na Sardenha, estando em ação na prova lusa dois Mini, um conduzido pelo brasileiro Daniel Oliveira e o outro pelo português e bicampeão do Mundo de produção, Armindo Araújo.(ler mais)

Casa Lumena transformada em 'hostel low cost'

 Uma antiga pensão no centro de Faro desactivada há vários anos e erguida num edifício centenário vai ser transformada num "hostel" pela empresa Descontrair & Descansar. 

Conhecida como Casa Lumena, embora o imóvel deva retomar a sua designação original - Casa d'Alagoa – a pedido da proprietária, a antiga pensão, situada no jardim da Alagoa, vai agora ser recuperada no sentido de manter a sua traça original, do século XIX.

A cidade já conta com algumas unidades de alojamento destinadas ao público jovem a preços "low cost" embora de pequena dimensão, mas segundo o comunicado da autarquia este será o primeiro "hostel" da cidade.
A obra, da empresa Descontrair & Descansar, sediada em Lisboa e da qual são sócios Nuno Oliveira, Diogo Perry e Nuno Almeida Fernandes, irá ter início no fim de março e segundo a autarquia a intervenção vai "interromper o processo de degradação em que se encontra o edifício".

Os trabalhos visam a reabilitação das fachadas, dos seus dois pisos e respectivo pátio interior, acrescenta a Câmara de Faro que elogia a iniciativa por considerar que a capital algarvia dispõe de pouca oferta de alojamento para jovens.

Ria Formosa mais limpa

A 19 de Março de 2011 a Câmara Municipal de Faro (CMF) organizou a campanha de limpeza “Limpar a Ria Formosa”.
A iniciativa contou com a coordenação operacional da FAGAR – Faro, Gestão de Águas e Resíduos, E. M. e da Algar e da Autoridade Marítima do Sul, às quais se juntaram várias entidades públicas, privadas, associações, clubes e cerca de 350 cidadãos (a maioria, munícipes do nosso concelho).
A concentração foi feita às 9H00 junto ao Centro Náutico da Praia de Faro e no Ginásio Clube Naval de Faro, junto da capitania. A partir daí os grupos de voluntários foram distribuídos por várias zonas (Praia de Faro, Barra de S. Luís, Golada, Ramalhete, Ilhote dos Tesos Cais Novo), decorrendo a acção até às 13H30.

Segundo a Fagar e a Algar, nas quatro horas de duração da iniciativa foram recolhidos mais de 6 000 kg de lixo (incluindo entulhos e outros resíduos).
Na sequência do evento Limpar Portugal 2010 fazemos também notar que ainda está patente uma exposição fotográfica promovida pela Alfa (Associação Livre Fotógrafos do Algarve) no Centro Azul da Praia de Faro.
Os resíduos abandonados pelos cidadãos, para além de inestéticos e negativos para o turismo e a saúde humana, causam vários problemas à biodiversidade, desde ao nível dos ecossistemas, até ao de pequenos animais que ficam presos dentro de garrafas, passando por aves terrestres e marinhas que morrem devido à ingestão de plásticos, passando pelos mamíferos marinhos e tartarugas.
Tenha sempre em mente que melhor do que limpar é não sujar! Colabore com a Natureza e deposite os resíduos apenas nos locais adequados para o efeito. Mantenha o Parque Natural limpo e contribua para que a Ria seja sempre Formosa
A Câmara Municipal de Faro agradece a todos os que participaram e se envolveram neste acto de cidadania e que assim contribuíram na melhoria das condições da nossa comunidade.

Organização

• Câmara Municipal de Faro

Parceiros institucionais

• Parque Natural da Ria Formosa
• Autoridade Marítima do Sul
• Fagar
• Algar

Outros parceiros

• Hidroespaço
• Formosa Mar
• Santa Rita Kiteschool
• Academia de Bodyboard
• Clube de Surf de Faro
• Dunamar & APRAFA
• Ginásio Clube Naval
• Sport Faro e Benfica
• Agrupamento 1052 – Quarteira
• Agrupamento 98 - Faro
• Agrupamento 1201 – Conceição
• Agrupamento 1324 – Faro Sé
• 1ª Companhia Guias de Faro
• South Side Boys – Farense
• Secção de Boxe – Farense
• ESEC / AIESEC
• Hotel Íbis
• Escola Tomás Cabreira
• Alfa – Associação Livre Fotógrafos do Algarve.
• Voluntários anónimos

Créditos Fotográficos:

• CMF – Idelberto Dores
• Alfa – Associação Livre Fotógrafos do Algarve (Ana Gonzalez e Malin Lofgren)

20/03/2011

Faro Outros Tempos... Concentração de 1997








Retirado do "facebook"

Milhares contra portagens

Foram milhares os algarvios que ontem participaram na marcha lenta na A22, Via do Infante, contra a introdução de portagens. Com cartazes alusivos à iniciativa, entre as 16h00 e as 18h00 circularam pela via, num claro sinal do descontentamento face à medida que é posta em prática a 15 de Abril.

"É uma vergonha, esta estrada já está paga com dinheiro comunitário", reclamava um popular, por entre buzinas, no cortejo que ligou Vale Paraíso, perto de Albufeira, ao Parque das Cidades, em Faro. "É a única estrada em condições, a EN125 não é alternativa", dizia outro, numa referência à nacional que liga o Algarve de ponta a ponta e que está em fase de requalificação.

A última tentativa das entidades regionais junto do Governo foi precisamente que a introdução de portagens na Via do Infante só fosse concretizada após a conclusão das obras na EN125. Mas nem isso foi atendido pelo poder central. Agora, teme-se os efeitos negativos da medida.

"Estou totalmente contra", disse ao Correio da Manhã Desidério Silva, presidente da Câmara de Albufeira e um dos participantes da marcha lenta. "As portagens vão ter um efeito muito negativo no turismo, em especial entre os turistas espanhóis", explicou o autarca. Na marcha, apelidada de ‘Algarve Livre sem Portagens’, participaram ainda outras figuras da região, como Manuel da Luz, presidente da Câmara de Portimão, ou Macário Correia, autarca de Faro e presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (ver discurso directo).

A participação acabou por superar as expectativas da organização, a cargo do ‘Movimento Algarve – Portagens na A22 Não’ e da Comissão de Utentes da Via do Infante. "Ficou demonstrada a insatisfação da população à introdução de portagens na importante via rodoviária", disseram. 

TODAS AS SCUT PAGAS A 15 DE ABRIL

A Auto-estrada A27, que liga Viana do Castelo a Ponte de Lima, e o troço norte da A28, entre Viana e Caminha, também terão portagens a partir de 15 de Abril.

De acordo com fonte do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o alargamento da cobrança àqueles troços, incluídos na concessão Norte Litoral, vai acontecer na mesma data da entrada em vigor das portagens electrónicas nas Scut Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve.

O Conselho de Ministros de 9 de Setembro de 2010 fixou o início da cobrança de portagens nas Scut do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata em 15 de Outubro e nas restantes quatro concessões "até 15 de Abril". (ler mais)

18/03/2011

Dois autarcas vão ao protesto

Os presidentes das câmaras de Faro e Portimão vão participar amanhã no protesto contra a introdução de portagens na Via do Infante, organizado pela Comissão de Utentes da A22 e pelo movimento Portagens na A22 Não.

Macário Correia disse ao CM que "estará na parte inicial" do protesto, dado que depois terá de sair para um outro compromisso. Manuel da Luz, por seu lado, tenciona comparecer no Parque de Feiras de Portimão, um dos quatro locais de concentração.
Pelo contrário, os autarcas de Lagos, Júlio Barroso, e de Loulé, Seruca Emídio, não participam. José Inácio, de Lagoa, diz que gostaria de estar presente, e que está solidário com a acção, mas não pode comparecer por ter um compromisso familiar já marcado para esse dia.
Desidério Silva, presidente da Câmara de Albufeira, e Adelino Soares, da Câmara de Vila do Bispo, ainda não tinham ontem tomado uma decisão.

A Comunidade Intermunicipal do Algarve, que congrega todas as 16 câmaras da região, decidira no passado dia 14 deste mês que os municípios eram livres de participar ou não.
O protesto tem lugar em plena Via do Infante, entre os nós da Guia (Albufeira) e Boliqueime (Loulé). Existem quatro locais de partida: Parque de Feiras de Portimão (15h00), Vale Paraíso, em Albufeira (15h30), Parque das Cidades, em Faro-Loulé (15h00), e O Infante, na Estrada Nacional 125, em Altura (15h00). Além desta acção de protesto, uma outra está já programada para o dia 8 de Abril, sendo realizada uma marcha lenta na ponte sobre o rio Guadiana. 

A cobrança de portagens na Via do Infante começa a ser efectuada a partir do dia 15 de Abril.

16/03/2011

Buzinões contra portagens a partir de sexta-feira

A partir desta sexta-feira buzinões contra as portagens nas autoestradas A25, A24 e A23. Segundo a Comissão de Utentes Contra as Portagens nas autoestradas vão haver também marchas lentas na região.

Segundo o porta-voz da comissão, Francisco Almeida, os protestos vão endurecer, caso o Governo mantenha a decisão das tarifas.
Entre 18 de março e 8 de Abril vão ser realizadas várias acções de protesto nas regiões abrangidas por aquelas autoestradas que ligam Aveiro/Vilar Formoso (A25), Guarda/Castelo Branco/Torres Novas (A23) e Viseu/Vila Real (A24).
Coincidindo com as duas últimas iniciativas está a entrega de assinaturas nos Governos Civis.

Edifício do Tribunal de Faro sem condições

"Sem condições para trabalhar" é assim que o procurador do Tribunal de Faro fala do edifício da instância. Nos últimos meses tem sido ainda mais complicado com inundações sempre que chove.

António Ventinhas, procurador deste tribunal e membro da Direcção do Sindicato dos Magistrados Públicos, diz que, ainda há cinco dias, bastou um dia com chuva para inundar o Tribunal Judicial de Faro. Vêem-se ainda infiltrações nas paredes e nos tectos com partes do estuque a cair. 
Em dezembro, já uma outra inundação danificou computadores e documentos importantes de uma magistrada, num edifício dois anos 60 mas sem manutenção. Como se não bastasse, a falta de espaço no Tribunal de Faro é um grande problema. 
Esta situação vive na sombra da promessa da construção de um Campus da Justiça em Faro, prometido há dez anos.

Carro de oficial da GNR multado

O oficial destacado às Relações Públicas do Comando da GNR de Faro foi apanhado a conduzir um carro sem Inspecção Periódica Obrigatória e ainda sem seguro. Victor Calado foi ‘caçado’ por militares da Guarda no início de Março mas só na última segunda-feira é que foram levantados os autos.

De acordo com o que o CM apurou, o oficial, tenente-coronel de patente, foi detectado a circular na EN270, na zona de Albufeira, a 2 de Março, por volta das 15h30. Foi o ‘polícia seguro’ – mecanismo que lê as matrículas e alerta para eventuais infracções – que ‘denunciou’ a falta de inspecção do carro que Victor Calado conduzia, à civil. Só depois se verificou que o carro não tinha seguro.
"Ninguém está acima da lei", defende José Alho, presidente da Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda, acrescentando que "os militares devem dar o exemplo, e ainda mais quanto maior for a patente".
O CM contactou o oficial, que se escusou a prestar qualquer declaração e remeteu para o Comando da GNR em Lisboa. Daí explicaram que "a pessoa em questão foi fiscalizada e autuada como qualquer outro cidadão", e como Victor Calado estava à civil, o comando "não se pronuncia sobre a vida pessoal de cada pessoa".

O CM sabe, no entanto, que os autos das multas apenas foram levantados na passada segunda-feira, quase 15 dias depois das infracções serem detectadas. O comando não explicou porque os autos não foram logo passados. A falta de seguro implica multa de 500 euros e inibição de conduzir entre dois e 24 meses. A falta de inspecção tem multa de 250 euros.

Faro -Estradas com buracos

Olá

Hoje venho manifestar o meu desagrado em relação ao estado das estradas da nossa cidade….é só buracos e mais buracos.

Será que temos que esperar pelas próximas eleições para as estradas estarem alcatroadas como devem ser? 

Ou mandamos alinhar as direcções dos carros e outros arranjos por causa dos ditos buracos e enviamos as facturas para a Câmara?

Obg

Xana

"Recebido Via Mail"
SENHOR PRESIDENTE ATENÇÃO!!!

15/03/2011

Atenção Portagens na A22 Compra Via Verde!!!

As novas lojas da Via Verde visam garantir uma presença permanente em Faro, Viseu e Castelo Branco, sendo ainda abertos novos postos temporários em Tavira e Portimão

A Via Verde Portugal abre, esta terça-feira, três novas lojas em Faro, Viseu e Castelo Branco, reforçando a sua rede com vista a um melhor atendimento aos seus clientes. Estas lojas estarão situadas nas Lojas do Cidadão daquelas cidades e vêm acrescer à rede de lojas já existente noutros pontos do país.
Além destas lojas permanentes, a Via Verde irá também disponibilizar postos temporários em Tavira, na Loja do Cidadão, e em Portimão, no stand MSCAR, nos quais será possível efectuar a adesão ao serviço, bem como realizar o processo de habilitação à discriminação positiva. 

Desta forma, a empresa, que teve um papel crucial na prestação de uma solução para o pagamento de portagens nas ex-SCUT do Norte, prepara-se para propor novos níveis de atendimento no mesmo processo que, a partir do próximo dia 15 de Abril, irá estender-se às Beiras Litoral e Alta, ao Interior Norte, à Beira Interior e ao Algarve. 

A 15 de Fevereiro, a Via Verde anunciou também a reformulação do seu canal Web, que proporciona uma forma mais fácil e rápida de relacionamento com a empresa, evitando a deslocação à loja.

Protesto "Geração á Rasca"

14/03/2011

Governo Civil de Faro ofereceu bicicleta adaptada à ACAPO

As crianças e jovens com deficiência visual do Algarve já dispõem de uma bicicleta adaptada à sua condição física. 

O equipamento foi oferecido pelo Governo Civil de Faro, à Delegação do Algarve da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), durante as comemorações do 9º aniversário desta instituição.

Durante a cerimónia realizada na sede da ACAPO, que contou com a presença de vários sócios e dirigentes, a governadora civil de Faro Isilda Gomes realçou precisamente a importância desta nova experiência, como contributo para a inclusão social das crianças e jovens com problemas visuais.

“O cidadão comum tem de consciencializar-se, cada vez mais, do seu papel na inclusão de todos os que se defrontam diariamente com dificuldades, pois de outra forma não seremos, verdadeiramente, uma sociedade democrática”, frisou Isilda Gomes.

A governadora sublinhou que essa é uma responsabilidade inteiramente assumida pelo Governo Civil de Faro, através de projetos sólidos e abrangentes.

Apontando o Programa Regional do Desporto Adaptado e o barco-ambulância «Ria Solidária» como dois dos muitos investimentos feitos nesta área prioritária, que permitem “minimizar os problemas e dificuldades de quem mais precisa de apoio”, a governadora civil elogiou também o movimento associativo ligado à deficiência visual, dinamizado pela Delegação da ACAPO na região.

“O trabalho da ACAPO no Algarve tem sido exemplar, através de um importante movimento associativo, que permite prestar apoio em toda a região, reduzindo assim o isolamento destes cidadãos, sobretudo dos que vivem em zonas mais afastadas dos centros urbanos”, observou.

Isilda Gomes salientou que, apesar do investimento significativo já feito na região, ainda há muito por fazer na área da deficiência no Algarve.

“Todos os cidadãos são úteis e todos devem ser valorizados”, afirmou Isilda Gomes, para anunciar que o Governo Civil de Faro irá comparticipar a aquisição de uma segunda bicicleta adaptada, permitindo assim alargar o acesso de mais crianças e jovens da região a este tipo de equipamento.

A bicicleta oferecida à ACAPO resulta de um projeto de acessibilidades inédito no País e financiado pelo Governo Civil de Faro, que permitiu adaptar este equipamento a utilizadores com deficiência visual, através da instalação de um dispositivo sonoro que alerta para a presença de obstáculos físicos no espaço de circulação.

Projetada por dois professores da Escola da Coca Maravilhas, a quem Isilda Gomes elogiou pela iniciativa e dedicação, a bicicleta ficará, a partir de agora sob a responsabilidade da ACAPO, no âmbito de um protocolo com o Governo Civil, com vista à sua utilização em zonas interiores e exteriores interditas ao trânsito automóvel.

Durante a cerimónia comemorativa do 9º aniversário da Delegação do Algarve, que contou também com a presença do presidente da Câmara de Faro, a presidente da ACAPO Ernestina de Jesus realçou, por sua vez, o apoio prestado pelo Governo Civil de Faro à associação e anunciou, entre outros projetos a lançar brevemente, a criação de uma cozinha para treino de vida diária e a abertura de uma biblioteca onde estarão disponíveis livros em Braille e documentação científica na área da deficiência visual.

13/03/2011

Outros Tempos

Geração à Rasca 2011 - Manifestação de Faro







Em desfile pela Avenida 5 de Outubro, juntaram-se seis mil pessoas a gritar “mudança, mudança para melhor”. Foi uma das maiores manifestações de sempre no Algarve e um “balão de ensaio” para outros protestos que se anunciam para breve na região. A organização contava reunir cerca de três mil pessoas, confirmadas através do Facebook, mas acabaram por ter o dobro de apoiantes, segundo a PSP.

10/03/2011

Venda de Garagem

informação A Junta de Freguesia de Montenegro informa os munícipes que a partir do próximo dia 12 de Março, entre as 10H00 e as 13H00, terá lugar rua Júlio Dinis a Venda de Garagem.
Este evento é dirigido a coleccionadores ou para quem tem "coisas" em casa que já não utiliza, a Venda de Garagem do próximo dia 12 de Março será uma óptima oportunidade para actualizar a colecção ou fazer negócios.

Trocar, vender ou comprar selos, discos, CD's, postais, revistas, livros ou ainda roupa, bijutaria, objectos de decoração, etc...

Basta trazer uma toalha, lenço ou pano e expor as suas "coisas".

Faro Outros Tempos...

Banda Farense "Anxtasy"

Projecçao do Filme Zeitgeist 3 - Entrada livre!

Dia 13 de Março (Domingo), pelas 21h30 a FARO 1540 vai projectar no Salão Nobre da Sociedade Recreativa Artística Farense (Rua do Montepio, 10 – Faro), o 3º filme da série Zeitgeist, que foi lançado no último mês de Janeiro.

A projecção deste filme “Zeitgeist Moving Forward” será realizado no dia internacional Zeitgeist (Z-Day), terá entrada livre e no fim será realizado um debate e análise sobre o filme, sobre este movimento e sobre o protesto "Geração à Rasca".

Não faltes!

09/03/2011

Piloto Carlos Sousa quer investir em negócio de iates

Um centro de apoio a mega iates é o investimento que o piloto de automóveis todo o terreno quer implementar no Porto Comercial de Faro. IPTM vai lançar edital para saber se há outros interessados em utilizar o espaço. 

Segundo Brandão Pires, diretor delegado do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) no Algarve, a projeto ‘Carlos Sousa’ irá rentabilizar o Cais Comercial de Faro, além de “criar uma valência que não há na Península Ibérica, que é o apoio àqueles mega iates que nós vemos nas revistas, que não há nada desde a Inglaterra até ao sul de França”.

Brandão Pires explicou ao Observatório do Algarve que o projeto inclui estaleiro para manutenção e reparação de embarcações, escola internacional para formar tripulantes, alojamento para os próprios alunos do centro e outras estruturas de apoio.
O diretor delegado do IPTM mostrou-se confiante neste projeto da empresa PrimeYates, de Carlos Sousa, mais conhecido do grande público pela profissão de piloto de automóveis de todo o terreno e participações de sucesso em provas como o Rali Dakar.
“É a reconversão de um local que neste momento é uma zona um bocado horrível da cidade de Faro”, afirmou.
Todavia, Brandão Pires alertou que para que o projeto avance é necessário que seja emitido um edital a anunciar a intenção do piloto em utilizar o Cais Comercial de Faro, terreno que pertence ao Domínio Público Marítimo.

“Qualquer um de nós pode manifestar interesse em utilizar uma parcela do Domínio Público Marítimo, ou Portuário, neste caso, e nós [IPTM] analisamos o projeto”, disse.
“Se acharmos que é minimamente interessante, o que podemos fazer é colocar um edital a dizer que a empresa ‘tal’ pretende desenvolver um projeto com ‘estas’ características, em que está associado um investimento ‘x’ e colocamos isso no mercado, a ver se há outros interessados em utilizar aquele espaço. Vamos ver que propostas há. Se houver mais do que uma entram em concorrência”, sintetizou.
Carlos Sousa está ligado à náutica de recreio desde 2001. É um dos sócios da empresa PrimeYates, que representa em exclusivo a marca Ferrete em Portugal e Angola.

Segundo uma notícia do jornal Expresso, o projeto de uma ‘cidade náutica’ para o Porto Comercial de Faro representa um investimento de cerca de 30 milhões de euros e tem em vista a criação de 150 postos de trabalho diretos e 250 indiretos.

08/03/2011

Novo Grupo no Facebook "Boleias Aeroporto Faro"





"Com o aumento do preço de combustíveis e a falta de transportes publicos e/ou horarios que permitam a deslocação dos funcionarios do aeroporto para casa e para ir para o trabalho....
podemos sempre dividir o nosso carro particular... tudo na base, do "hoje sou eu, amanha és tu"



"O intuito deste perfil, será o de diaramente, cada um divulgar o sitio e o horario de partida e o mesmo de regresso, para entre nós...ajudar mos nos...já que o governo está cada vez a lixar nos mais!"

"Allgarve Nations"

Dia da Mulher

Rosas para condutoras

 A PSP de Faro distribuiu rosas pelas condutoras que apresentaram a documentação em ordem, numa fiscalização realizada, ontem, em Vila Real de Santo António. A iniciativa, no âmbito da operação ‘Carnaval em Segurança’, visou assinalar o Dia da Mulher, que hoje se celebra.

Frente de mar vai ser demolida

A divulgação do Plano de Pormenor da zona desafectada da Praia de Faro deixou perplexos os residentes. O Plano prevê a demolição de mais 185 habitações na zona desafectada, algumas legais, a juntar às já anunciadas 249, nas zonas nascente e poente. Deverá vir abaixo toda a frente do lado do mar, os restaurantes Paquete, Camané, Zé Maria, Roque e Forte e a colónia de férias, além de dezenas de casas.

Luís Marmelete apostou na requalificação do bar Pirata, na zona central da praia, e investiu 100 mil euros mas vai perder o espaço. "Câmara e Parque Natural autorizaram a obra, agora o Polis [programa que gere a requalificação da praia] embarga-a", diz.
Carlos Flôr, presidente da Associação para a Defesa e Desenvolvimento da Praia de Faro, considera o documento "ridículo" e explica que "entregaram quatro quilos de papel e não vem lá uma linha sobre o realojamento". O dirigente associativo não aceita a colocação dos moradores nos Moinhos (junto ao Pingo Doce) nem na av. Calouste Gulbenkian. "Queremos ficar na praia, como o Polis prevê. Por isso, abandonámos a última reunião e colocámos bandeiras pretas nas casas", refere.
Valentina Calixto, presidente da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, recusou falar "sobre um documento que está a ser analisado". O presidente da Câmara de Faro reserva uma opinião para a reunião do dia 17, com entidades envolvidas no processo. "Só agora é que recebi o documento, muito complexo, de um assunto complicado, que merece uma análise cuidada", diz Macário Correia.

06/03/2011

Farense Sempre

Casas legais vão ser demolidas

O Plano de Pormenor da praia de Faro, entregue sexta-feira às associações de moradores, prevê a demolição de 185 habitações na zona concessionada à autarquia, muitas delas legais. Nas casas a demolir, constam os restaurantes Paquete e Camané e vários prédios. O plano será discutido em reunião no dia 17, no Parque Natural da Ria Formosa.

A juntar a estas 185 construções, a maioria casas de férias ou segunda habitação, sem direito a realojamento, a Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa, que fez o plano, prevê a demolição de 155 habitações na zona poente e 93 na nascente. Entre estas, a maioria das casas é propriedade de pescadores e mariscadores e primeiras habitações. Ao contrário do que era pretensão dos moradores, não se prevê realojamentos na praia.

Os não pescadores deverão ir para habitações camarárias na avenida Gulbenkian e os pescadores para um empreendimento nas traseiras do Pingo Doce, à entrada de Faro, onde será construído um cais e um canal.
Ao CM a Sociedade Polis não quis fazer qualquer comentário. O Observatório do Algarve, que avançou a notícia, refere que Valentina Calixto não confirma os números mas admite que, para evitar galgamentos do mar, vai ser construída uma duna em toda a península do Ancão, que obriga às demolições na área desafectada.

05/03/2011

Vive PCI

Concurso desafia jovens a retratar património imaterial

Salvem as Osgas

Breves

Aeroporto: Ameaça de abandono

Algumas companhias aéreas ameaçam abandonar o aeroporto de Faro caso a Portway mantenha a decisão de aumentar as taxas em 90%. “O valor das taxas é excessivo para a qualidade do serviço praticado”, afirmou à Renascença Paulo Geisler, presidente da associação das companhias aéreas que utilizam aeroportos nacionais.

Praia de Faro: 433 demolições

A Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa concluiu o Plano de Pormenor da praia de Faro, decretando a demolição de 433 casas (185 na zona concessionada à autarquia, 155 na zona poente e 93 na zona nascente). As demolições na zona concessionada à autarquia afectam, sobretudo, casas de férias, mas também os restaurantes Paquete e Camané. Ficou previsto que o realojamento de moradores se faça na cidade de Faro e não na praia.

Parque Bio-Saudável nasce na Mata do Liceu  

A Câmara está a concluir a instalação de um Parque Bio-Saudável na Mata do Liceu que estará em funcionamento a partir da próxima semana.
Esta intervenção vai dotar aquele espaço de lazer e de prática desportiva de 8 aparelhos que tornarão o local mais atractivo e que oferecerá uma gama de exercícios essenciais aos seus utentes.

A Mata do Liceu é um espaço emblemático da cidade. Nos últimos anos, acorrem a este local centenas de munícipes para usufruir da beleza natural e dos circuitos de marcha e corrida, em busca de um espaço aprazível onde desenvolver as suas actividades físicas.
Nesse sentido, esta intervenção abarcará também o reforço da iluminação e a progressiva melhoria da limpeza, como tem vindo a ser feito com notórios resultados. A autarquia conduz os seus esforços no sentido de engrandecer um dos pulmões verdes da cidade e de estimular os munícipes à sua fruição e aproveitamento.

“Limpar a Ria Formosa”

A Câmara Municipal de Faro, através do Centro Náutico da Praia de Faro, vai realizar, no dia 19 de Março a acção ecológica “Limpar a Ria Formosa”. 

Esta acção de limpeza, contendo em si uma mensagem de sensibilização para o respeito e responsabilidade que todos devemos ter perante o ambiente e a natureza.
«É sempre recolhida uma grande quantidade de resíduos trazidos pelo mar ou abandonados pelos visitantes, o que degrada a paisagem e causa impactes negativos no ambiente marinho e costeiro».

Programa:

09H00 – Concentração (Centro Náutico da Praia de Faro)
09H30 – Inicio da acção de Limpeza da Ria Formosa
13H30 – Fim da Acção

O que o Voluntário deve trazer:

• Chapéu
• Roupa adequada às condições climatéricas
• Calçado confortável e que proteja o pé (já que se vai caminhar por locais com lixo; idealmente convém que também se possam molhar...)
• Protector solar
• Água
• Farnel / reforço energético (como se vai começar cedo e acabar só na hora do almoço é importante. ex: peça de fruta, sandes, barras energéticas, etc.)

Organização: Câmara Municipal de Faro

Colaboração: Capitania do Porto de Faro – Policia Maritima, Parque Natural da Ria Formosa, Polis Ria Formosa, Fagar, Algar, Formosamar, Ginásio Clube Naval de Faro, Clube de Surf de Faro, Academia de bodyboard de Faro, Escola Secundária Pinheiro e Rosa, Escola Secundária Tomás Cabreira, Aprafa, Dunamar - Associação Nascente, Santa Rita Kite School, Shouth Store, Hidroespaço, Sunquays, Sport Faro e Benfica, SUESTE, Escuteiros CNE 98, ALFA – Associação Livre Fotógrafos do Algarve, ICCE – International Centre for Coastal Ecohydrology.

Se é frequentador deste espaço, chegou a hora de retribuir.

Crianças do Refúgio Aboim Ascensão no Carnaval

04/03/2011

Semáforos avariados em Faro

Há meses que estão intermitentes, o que constitui um perigo para automobilistas e peões. Particularmente grave é a situação na rua que dá acesso ao mercado, que tem muito movimento. A Câmara de Faro prometeu que ia resolver o problema, mas tarda a concretizar a promessa.


A RESPOSTA

A Câmara Municipal de Faro já concluiu o procedimento (lançamento de concurso público e adjudicação da obra) tendente a substituir as infra- estruturas de funcionamento da semaforização de várias artérias da cidade. Já estão a decorrer as obras no terreno. Prevê-se que o processo termine no decurso da próxima semana. Os problemas com os semáforos tinham a ver com a cablagem (grande parte da rede actual encontra-se obsoleta, pois foi instalada nos anos 80). Esperamos que a normalidade seja rapidamente reposta.

Câmara Municipal de Faro

03/03/2011

Fogo desaloja duas pessoas

Um incêndio na cozinha de uma habitação na Estrada da Penha, em Faro, na madrugada de ontem, desalojou duas pessoas mas não fez feridos.

"Estava a fazer o pequeno-almoço e comecei a ouvir estrondos. Quando vim à janela vi as chamas a subir", contou ao CM Nicola Del Franco, morador na casa ao lado, que prontamente tentou controlar o fogo com uma mangueira até à chegada dos bombeiros. O incêndio deflagrou por volta das 07h45 e desalojou as duas pessoas que moravam na habitação. No local estiveram três viaturas e oito homens dos bombeiros de Faro. Até ao fecho desta edição não estava determinada a causa do incêndio.