31/03/2010

Orgulhosamente 100 Anos Parebéns Farense

Foi em 1907 que o futebol chegou ao Algarve. A corveta “Duque de Palmela”, ancorada na Ria Formosa em Faro e na qual estava instalada uma escola de marinheiros, promoveu o futebol, modalidade já muito popularizada em Inglaterra.
O primeiro jogo de futebol improvisado foi disputado no Largo de S. Francisco, a 10 de Junho do mesmo ano, num terreno, também ele, improvisado.

Uma iniciativa que deu ideias a João Gralho, que imaginou em 1909/1910, a criação de um clube de futebol, com equipamentos, campo, sede e sócios, que pagavam por semana uma quota de um pataco. Essa ideia foi logo apadrinhada por outros jovens farenses, que permitiram que nascesse aquele que é hoje o Sporting Clube Farense, um dos poucos clubes portugueses que nasceu ainda sob o regime monárquico, tendo sido fundado a 1 de Abril de 1910.

Hino


Do esforço se faz a vitória,
que no tempo nos trará saudade,
duma página bela de história,
escrita p’la nossa vontade.
Com os olhos postos no futuro,
e a grandeza que o sonho nos traz,
mostraremos ao mundo as façanhas,
de que a gente de Faro é capaz.
Cantaremos todos numa voz,
à vitória Farense, à vitória,
içaremos a tua bandeira,
brindaremos em tua memória,
e para as gerações do futuro,
à vitória Farense, à vitória,
nunca mais murchará a semente,
do arrojo, da fama e da glória.


A luta Continua

30/03/2010

Festa dos 100 Anos do Farense

Água Imprópria Para Consumo

Bares e Cantina da Universidade do Algarve em Gambelas não podem fornecer água da torneira, porque a água não está boa para consumo.  

Câmara Entrega Parque à Associação de Utentes

A Câmara Municipal de Faro vai deixar, a partir do final do mês, de explorar o parque de campismo da praia de Faro. Um protocolo, assinado com a Associação de Utentes do Parque, permitirá que a estrutura fique aberta até final do ano, sob responsabilidade da associação.

"Dia 31, vamos retirar os dez funcionários que lá prestavam serviço, vão ser colocados noutras funções mais úteis e poupar cerca de 150 mil euros anuais à edilidade", afirma Macário Correia. O presidente da Câmara de Faro justifica a decisão porque o parque "está encerrado ao público há oito anos e, presentemente, não passa de um terreno camarário com rulotes espalhadas e sem licença para funcionar como campismo".

Macário Correia espera uma decisão do Polis, que, até final do ano, elaborará um plano de pormenor para decidir o futuro do parque. "Até lá, vamos assinar um protocolo com a Associação de Utentes, que explorará o parque, sem encargos para a Câmara", explica o autarca.

António Figueira, recém eleito presidente da Associação de Utentes, confirma o protocolo. "Vamos explorar o parque até final do ano, devem ser necessários 50 mil euros", diz o dirigente, que vai aumentar, em cerca de 20% as taxas de utilização e reduzir o número de funcionários.

Entretanto, ontem, a Sociedade Polis Litoral a Ria Formosa começou a fazer o levantamento das casas existentes na área desafectada do domínio público marítimo. Vai ser feito um inquérito para elaboração da planta cadastral e identificação de parcelas e proprietários. 

O Plano de Pormenor da praia de Faro deve estar terminado em Novembro e as demolições deverão começar em Janeiro de 2011.

"correio da manhã"

O Novo Autocarro do Farense

Conforme tinha informado anteriomente, o autocarro do Farense que foi alvo de uma remodelação de imagem aqui ficam as imagens do mesmo.

29/03/2010

Joana, Campeã Surdolímpica de Judo

Tem 20 anos, é surda e desde os nove que treina judo. Já foi medalha de ouro dos surdolímpicos, vive em Faro, e divide o dia entre as aulas e os treinos. Joana Santos é um exemplo de vida.

É como um ritual. Antes de sair para a escola Joana, observa sempre os troféus das muitas vitórias, uma das quais já fez dela Judoca Campeã Olímpica. Em 2009 venceu em Taipé, na China, a medalha de ouro dos surdolímpicos.

Joana não consegue ouvir o que à sua volta se passa. Nasceu assim. Já tem 20 anos e frequenta o décimo primeiro ano, na área de design numa escola de Faro. Tem jeito para o desenho, mas as suas proezas no Judo são o que mais impressiona os colegas e professores.

Para Joana o futuro ainda não está definido. Sente-se dividida entre as linhas que traça no papel e as vitórias no Judo: «Não sei, não sei como vai ser o meu futuro. O meu objectivo, e a que estou habituada até agora, é o Judo, mas agora o Desenho, vamos ver. Eu por mim agora ainda é muito cedo para decidir, quero preparar-me para depois escolher entre Judo e o Desenho, vamos ver como vai ser o meu futuro».
O dia passa rápido, e sempre muito preenchido. O treino acontece já ao início da noite. Joana faz parte do Judo Clube do Algarve, onde começou a praticar a modalidade, por iniciativa do pai.


Nunca se sentiu diferente, mas acabou por ter uma vida excepcional, afinal de contas nem todos conseguimos atingir as metas que Joana já conquistou e nem todos conseguimos ter a força de vontade que demonstra todos os dias desde muito pequena.

«A Joana é uma trabalhadora, e como tal, sempre tudo fez para tentar os melhores resultados e por isso é que já foi campeã nacional algumas vezes, tanto no escalão Juvenil, como de Esperanças e logo à partida demonstrou ter capacidades atléticas, e enfim, psicológicas para fazer alta competição», diz o treinador Júlio Marcelino.

Mas os objectivos de Joana não se ficam por aqui, há muito caminho que quer percorrer no Judo: «Agora o que eu sinto é que tenho de trabalhar. O meu objectivo é a Europa. Ser Campeã da Europa de sub-23, de ouvintes, pretendo lutar com ouvintes. Daqui a quatro anos com os surdos, mas agora o objectivo são os ouvintes e a seguir com os surdos. Quero praticar e tenho de trabalhar bastante.»

E será sempre com esta determinação que Joana promete encarar a vida para alcançar várias metas A que poderia ser a mais difícil de todas ela conseguiu.

Hora do Planeta em Faro

FARENSE 100 ANOS de HISTÓRIA

28/03/2010

BAIDGCF

Barreiras Arquitectónicas e Inacessibilidades dos Deficientes em Geral na Cidade de Faro

Um grande nome para uma simples ideia: equidade de acessos para todos os cidadãos da nossa cidade.

Este vídeo é a nossa participação na segunda fase do concurso "Faz Portugal Melhor". Somos um grupo de Área de Projecto da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, de Faro. 


27/03/2010

“Hora de Verão”

Os relógios vão adiantar 60 minutos na madrugada do próximo domingo, dia 28 de Março, altura em que entra em vigor a chamada “Hora de Verão”.
A mudança, ocorre à 1 hora de domingo, altura em que os relógios deverão adiantar uma hora, passando para as 2 horas.

26/03/2010

Hora do Planeta

Portugal participa hoje, pela segunda vez consecutiva, na Hora do Planeta apagando as luzes a mais de uma centena de edifícios, monumentos e estátuas durante uma hora, a partir das 20.30. Depois de em 2009 aderirem dez municípios, este ano serão 25 os concelhos que se juntam a mais 120 países e regiões do globo.

25.ª Semana Académica

Shaggy é um dos cabeças de cartaz da 25.ª Semana Académica

O evento arranca com a habitual serenata das tunas académicas no Largo da Sé, estando reservada para sexta feira, 30 de abril, a abertura da 25.ª Semana Académica do Algarve.

Como cabeças de cartaz estão ainda confirmadas as bandas nacionais Anjos, Mão Morta, Xutos & Pontapés e Buraka Som Sistema, aos quais se juntam, no palco principal, nomes como Mata-Ratos, Six Irish Men e os algarvios Nome e Ludo.

No palco secundário (RUA FM) atuarão os alentejanos Virgem Suta, as bandas Diabo na Cruz, Orelha Negra, Yothless e The Ratazanas, entre outros, numa festa que a associação académica promete ser de arromba.

Ao nível da música eletrónica estão para já confirmados o DJ Diego Miranda, a dupla Dezperados, Christian F, Sonic Blast, Mr Kool e Sir Aiva, entre outros, aguardando-se ainda a confirmação de mais nomes.

"A Semana Académica de Faro é o maior evento de juventude a Sul do Tejo a seguir ao Festival Sudoeste", disse Guilherme Portada, lamentando o facto de a cidade ainda não dispor de um recinto próprio para estes eventos.

Após alguma incerteza, o Largo de São Francisco, no centro da cidade, acabou por ser o local escolhido para a realização do evento - apesar de alguns problemas de ruído e estacionamento - por ser "o melhor local no momento".

Paralelamente à semana académica e para celebrar os 25 anos de festa dos universitários, a AAUALG está a preparar um programa de actividades que durará quinze dias e pretende envolver não só os estudantes como toda a comunidade.

O programa arranca duas semanas antes do início da semana académica, a 15 de abril, e inclui uma corrida de carrinhos de rolamentos, ações de solidariedade social, exposições, arraiais académicos e tertúlias

Acidente Junto á Escola do Carmo

25/03/2010

Trânsito Caótico

Todas as manhãs de segunda a sexta-feira, este é o cenário de todos aqueles que se deslocam para os seus empregos, tem de enfrentar, cerca de 30 minutos perdidos no trânsito.

Areal Gordo »» FARO
          

Patacão »» Faro

Bombeiros Protestam nas Ruas de Faro

Mais de 300 bombeiros profissionais manifestaram-se esta tarde em Faro contra a FOCON, a força de socorro que reúne bombeiros voluntários e profissionais e que foi implementada pelo novo presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia. A força conjunta não agrada aos bombeiros profissionais, até porque quem comanda a estrutura é um bombeiro voluntário.

FARENSE 100 ANOS DE HISTÓRIA

24/03/2010

De 1992 a 2009

1992



2009

Esplanada em Lugar de Estacionamento?

Esplanada ocupa dois lugares de estacionamento,algo está mal aqui mas quem ?

Bombeiros manifestam-se hoje em Faro

Os bombeiros profissionais vão manifestar-se amanhã nas ruas de Faro, para exigir ao presidente da câmara local que volte atrás e acabe com a força conjunta de voluntários e profissionais que criou no final do ano passado.

 Três meses depois dessa nova estrutura estar a trabalhar, a Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais diz que não é preciso esperar mais tempo para perceber que não funciona.

Fernando Curto – o Presidente da Associação – diz que os habitantes de Faro estão agora muito mal servidos de bombeiros e explica que a manifestação é apenas a primeira iniciativa. Mais tarde, pode mesmo ser decretada uma greve.