17/06/2010

Câmara Corta nos Lugares Privados

A Câmara de Faro vai acabar com a maior parte dos lugares privativos de estacionamento existentes na cidade, revelou o presidente da Câmara, Macário Correia. A medida está a ser ultimada e será implementada a breve prazo pela autarquia.

 Macário Correia já tinha dito em Março, numa reunião da Comissão Municipal de Trânsito e Segurança Rodoviária, que se tratava de "uma situação insustentável" o facto de existirem "entre 700 a 800 lugares privativos de estacionamento na cidade", citando informações dadas pela PSP. 

Em declarações ao CM, o autarca salientou que não faz qualquer sentido, por exemplo, a existência de lugares reservados para funcionários de um instituto público ou para viaturas de empresas, bem como a circunstância de "partidos políticos disporem de vários lugares que estão sempre vazios".

Macário Correia tem agora como grande objectivo passar dos actuais 800 lugares privativos para apenas "cerca de 200", adiantando que, desta forma, a capital algarvia vai "ganhar 600 espaços de estacionamento na cidade". 

O presidente da autarquia adiantou ainda que já "está a ser feito um edital" que irá definir as novas regras para a atribuição de lugares. O documento será publicado "nos próximos dias". 

Os novos critérios serão mais apertados e exigentes, contemplando apenas "casos justificados", como, por exemplo, "pessoas com mobilidade reduzida, clínicas e farmácias".

PARQUE PARA 500 VIATURAS

Um parque de estacionamento provisório, situado antes do acesso à praia de Faro, deverá entrar em funcionamento a partir da próxima semana, revelou ao CM o presidente da autarquia. Segundo Macário Correia, o espaço terá capacidade para cerca 500 viaturas. 

A câmara pretende ainda instalar uma rotunda provisória e semáforos na zona. Até ao Verão, entrará também em funcionamento um comboio turístico, que poderá ser utilizado por quem deixe o carro estacionado no parque e pretenda ir para a praia.

Macário Correia entende, no entanto, que o ideal é que os utentes da praia "utilizem os transportes públicos" para evitar situações complicadas no trânsito. No futuro, no âmbito da Sociedade Polis, esta zona será alvo de uma intervenção de fundo. 

PORMENORES

REGULAMENTO
Na próxima segunda-feira, a Assembleia Municipal de Faro vai votar o projecto de regulamento de estacionamento de duração limitada na cidade.

MAIS RUAS
O regulamento prevê o alargamento do estacionamento pago a mais 17 artérias da cidade, com destaque para três conhecidas ruas: General Humberto Delegado, São Luís e Alameda. 

TOTAL
Se o regulamento municipal for aprovado, o número total de ruas, travessas, largos e avenidas da cidade com parquímetros passará a ser de 47.

OBJECTIVOS
A autarquia diz que regulamento visa ordenar o espaço público e garantir maior rotatividade, salientando que o número de carros na cidade tem aumentado progressivamente. Os residentes terão direito a um cartão. 

"correio da manhã"

1 comentário:

Anónimo disse...

Para por parquimetros mais valia deixar como esta.Estou farto de ser roubado!Se eu ganha-se o mesmo que os engenheiros ate achava bem,mas não ganho.